Prefeitura Municipal de Santa Rita - PB

Palestra discute direitos e garantias das pessoas com deficiência

Palestra discute direitos e garantias das pessoas com deficiência

De 17 a 21 de setembro, comemora-se em todo o Brasil a Semana da Pessoa com Deficiência. Como parte das comemorações promovidas pela Secretaria de Educação em Santa Rita, foi realizada nesta terça-feira uma palestra com a participação da presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência e de assistentes sociais do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS).

Para um auditório lotado, Marilurdes Miguel, que preside o conselho, destacou a importância do momento, que tem a bandeira da inclusão. Segundo ela, uma das principais lutas no dia a dia de quem tem algum tipo de deficiência é a questão da acessibilidade. “Temos tantos direitos assegurados, mas nem sempre são cumpridos. Por isso, atuamos na sensibilização de gestores e da população”, pontuou, reconhecendo que, apesar das dificuldades, tem havido a mudança na mentalidade das pessoas em geral.

Eliene Soares, representante técnica do serviço social na gerência do INSS da capital, tratou sobre questões que envolvem os segurados do instituto, esclarecendo regras e critérios para o processo de concessão de benefícios continuados ou assistenciais. Ela destacou que uma das preocupações é a socialização das informações aos usuários, que muitas vezes desconhecem seus direitos e acabam sendo objeto de atravessadores, que se aproveitam da desinformação dos segurados.

A palestra desta terça-feira contou com a presença da titular da Educação municipal, Edilene Santos, e do procurador de Justiça Valberto Lira. Segundo a coordenadora da Divisão de Educação Especial, Anne Gleide Filgueira, nesta quinta-feira (20), haverá uma ação cidadã na praça Getúlio Vargas, centro da cidade, com realização de oficinas de pintura de rosto, de libras, de culinária especial, de beleza, apresentações artísticas e serviços de saúde.

Fechar Menu