Prefeitura Municipal de Santa Rita - PB

Saúde promove seminário sobre Transtorno do Espectro Autista

Saúde promove seminário sobre Transtorno do Espectro Autista

Com o objetivo de qualificar os profissionais que atuam na saúde básica do município em relação ao atendimento especializado para os portadores de autismo, a Prefeitura de Santa Rita, através da Secretaria de Saúde, promoveu o I Seminário do Transtorno do Espectro Autista (TEA). As discussões ocorreram no auditório da Secretária de Educação na manhã desta quinta-feira (12).

No mundo, um em cada 68 crianças apresenta algum transtorno do espectro do autismo, e a ocorrência da condição neurológica tem aumentando. Em Santa Rita, muitas crianças apresentam o transtorno e por isso a preocupação em sensibilizar os profissionais de saúde, familiares e comunidade em geral sobre a condição.

Na ocasião, a doutora em fisioterapia Tâmara Guedes, do Instituto Revertendo o Autismo, palestrou sobre as interfaces entre o conhecer e respeitar o autista. Já a terapeuta ocupacional Mariana Maria Santos explanou sobre a importância da equipe multiprofissional no cuidado de crianças com autismo.

“É de extrema necessidade essas discussões para que os profissionais da atenção básica tenham uma intervenção humanística para um atendimento especializado, implantando serviços diferenciados específicos na Saúde da Família, para identificar, acolher e tratar”, afirmou Tâmara Guedes.

“Santa Rita precisa de conhecimento e de acolhimento para nossas crianças portadoras do transtorno. Necessitamos de pessoas que nos ajudem nos tratamentos e de profissionais qualificados para isso. Somos muitas mães na cidade que pedem o fim do preconceito e que haja acolhimento para nossos filhos”, disse Ana Paula, coordenadora municipal do Orgulho Autista do Brasil.

Com essa preocupação, a Prefeitura encaminhou à Câmara Municipal um projeto de lei que determina a inclusão do símbolo internacional do TEA em estabelecimentos da cidade, para garantir o atendimento preferencial aos portadores.

Além disso, o Centro Especializado de Reabilitação de Santa Rita, que já está sendo construído, é mais uma iniciativa do Poder Executivo para contribuir com a assistência aos autistas no município.

Fechar Menu