Prefeitura Municipal de Santa Rita - PB

Seminário reúne profissionais para debate sobre a psoríase

Seminário reúne profissionais para debate sobre a psoríase

Nesta terça-feira (23), profissionais da Atenção Básica de Santa Rita participaram do I Seminário Municipal de Psoríase, que aconteceu no auditório da Maternidade Flávio Ribeiro Coutinho. O evento foi promovido com o objetivo de conscientizar e alertar sobre a doença, que é crônica, não tem cura, mas não é transmissível.

O seminário teve como tema “Muito além do que se vê”, abordado pela demartologista Esther Palitot, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. A médica lembrou que entre 1 a 3% da população mundial é portadora da psoríase, o que significa uma prevalência alta. “Ao contrário do que muitos pensam, a psoríase não acomete apenas a pele, mas também a articulação, e associa-se a outras doenças. Por isso, o nosso seminário traz a visão de que a doença é muito além do que é visto”, ressaltou a palestrante.

A iniciativa do evento, segundo destacou Gilliard Abrantes, coordenador da Atenção Básica do município, promove informação e celebra o Dia Mundial da Psoríase, comemorado em 29 de outubro. “Muitas ainda sofrem preconceito por causa da doença, que pode causar desconforto e constrangimento. Muitas vezes, as pessoas que têm a doença precisam procurar ajuda psicológica para lidar com a sua condição”, explica Gilliard, acrescentando a importância da qualificação dos profissionais de saúde no cuidado a esses portadores e também em realizar buscas ativas e diagnóstico da doença.

Fechar Menu