Prefeitura Municipal de Santa Rita - PB

CAPS do Castanheiro atende usuários no município de segunda a sexta-feira

CAPS do Castanheiro atende usuários no município de segunda a sexta-feira

Os serviços do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) II Dr. Jarbas Maribondo Vinagre, localizado na comunidade do Castanheiro, em Várzea Nova, estão em funcionamento. No local são desenvolvidas atividades com três grupos: de segunda a quinta-feira o centro atende os portadores de transtornos mentais, já às sextas-feiras o atendimento acontece com os grupos de álcool e drogas e de tabagismo.

Oferecendo apoio aos usuários por meio de terapias ocupacionais e terapêuticas e também de medicamentos, o CAPS trabalha com o objetivo de reinserir os pacientes na sociedade. Para isso, através de projetos como hortas e oficinas nas áreas de saúde, atenção e cidadania, a equipe busca uma forma de desenvolver a socialização e integração entre os usuários.

Segundo a assistente social Acsa Alessandra, é por meio dessas atividades que eles despertam as suas habilidades e voltam a elevar a sua autoestima, pois se sentem na capacidade de realizar algo.

Para o usuário do grupo de álcool e drogas, Severino do Ramo, o serviço realizado pelo centro é muito importante. “Nesse grupo eu venho para ser ajudado e também para ajudar os outros. Eu sempre dou meu testemunho e oriento os amigos. Eu também faço artesanato, aqui eu me sinto útil”, destacou Severino.

De acordo com a psicóloga Viviane Lima, as reuniões que acontecem são importantes porque as histórias que os participantes compartilham entre si são capazes de ajudar os outros. “Estou querendo parar de fumar e aqui eu encontro apoio, então eu creio que vou conseguir”, relatou Rita Maria Batista, usuária do grupo de tabagismo.

O CAPS do Castanheiro atualmente atende cerca de 550 usuários. Os pacientes são encaminhados pelas unidades de saúde do município. Caso o usuário precise, também pode ir diretamente ao centro, que está localizado na Av. Thirso Furtado, 477, em Várzea Nova, onde passará por avaliação.

 

Fechar Menu