Prefeitura Municipal De Santa Rita - Paraíba

Home » Destaque » Educadores do ProJovem Campo concluem formação continuada
20/03/2017 16:46 - Atualizado em: 21/03/2017 10:33

Educadores do ProJovem Campo concluem formação continuada

Enquanto se dedicavam ao ofício de ensinar a 400 alunos da zona rural de Santa Rita, 16 educadores do Programa ProJovem Campo – Saberes da Terra também investiam na qualificação profissional. No sábado (18) foi o momento de celebrar mais uma etapa de capacitação, quando receberam os certificados da formação continuada na sede da Secretaria Municipal de Educação, no bairro de Tibiri Fábrica.
Durante a solenidade foram entregues medalhas de honra ao mérito aos educadores, que se dedicaram aos alunos do ProJovem Campo nas escolas municipais em Livramento, Cidade Verde, Lerolândia, Odilândia, Bebelândia e Cicerolândia.

O professor de Ciências Humanas do programa em Cicerolândia e Bebelândia, Wamberto Fernandes, é um exemplo de profissional incansável na tarefa de educar. Diariamente, cumpre uma extensa carga horária dedicado àquilo que considera um desafio prazeroso na formação de jovens. Durante o dia trabalha numa escola pública e à noite se desloca da sede do município para as comunidades rurais onde é responsável pela formação de 25 alunos. “O ProJovem Campo é um programa dinâmico, pois tudo que ensinamos na sala de aula temos que pôr em prática. Com este projeto, saio com uma nova visão de mundo que enriquece minha formação e currículo”, definiu.

Na vida acadêmica, Wamberto concluiu a graduação em Licenciatura Plena em História e pós-graduação em Sociologia, Educação e Cidadania. A inquietude pela prática profissional o impulsionou a ganhar uma premiação por uma entidade pública ao desenvolver um projeto de horticultura sustentável numa escola que leciona no Alto das Populares.
“É gratificante ver jovens que não tinham nenhuma perspectiva de vida, hoje finalizando a formação e até prosseguindo na carreira acadêmica. Outro diferencial no programa é que muitos já conseguem ter uma renda através daquilo que aprendeu na sala de aula”, disse Wamberto.

A Formação Continuada para Educadores do ProJovem Campo foi realizada em parceria com o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Humano e Social (Ibradhes). O curso teve carga horária de 360 horas, distribuída em 24 meses.
O ProJovem Campo é um programa de inclusão de jovens, que favorece a formação do ensino fundamental. São ministrados conteúdos sobre agricultura familiar, sistemas de produção, cidadania, economia solidária, desenvolvimento sustentável e solidário com enfoque territorial, correlacionadas com as disciplinas de Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática, Ciências Agrárias, além de Linguagens e suas Tecnologias.

Confira as fotos da cerimônia clicando aqui.