Prefeitura Municipal De Santa Rita - Paraíba

Início » Destaque » Janeiro Roxo alerta sobre a hanseníase
23/01/2018 12:10 - Atualizado em: 23/01/2018 12:10

Janeiro Roxo alerta sobre a hanseníase

Janeiro Roxo é o mês de alerta e combate à hanseníase. Em Santa Rita, a Secretaria de Saúde do município está realizando palestras e orientando a população acerca da doença.

Profissionais de saúde visitaram mercado público e estação rodoviária alertando pessoas em geral sobre a hanseníase, que é contagiosa, mas tem cura. Em todas as unidades básicas também há mobilização com orientação aos usuários, já que o diagnóstico precoce é fundamental no tratamento da doença.

Além disso, familiares e vizinhos de pessoas infectadas estão recebendo a visita dos profissionais do município. Até o ano passado, os pacientes de Santa Rita precisavam se deslocar até o hospital Clementino Fraga, em João Pessoa, para receber atendimento e acompanhamento médico.

Hoje, pessoas com suspeitas de hanseníase são logo encaminhadas para tratamento na própria cidade e são atendidas por especialista numa das policlínicas municipais. Atualmente, 36 pacientes recebem assistência e acompanhamento da Secretaria de Saúde.

De acordo com Mauricelia Holmes, coordenadora do setor de Tuberculose e Hanseníase, a desinformação é o grande obstáculo no combate à doença. “Procuramos informar bem as pessoas e recomendar que, ao sinal do aparecimento de manchas em qualquer parte do corpo e sem sensibilidade ao toque, procure imediatamente uma unidade de saúde do município, onde terão todo a assistência necessária para o tratamento”, explicou.