Prefeitura Municipal de Santa Rita - PB

Projeto combate uso de drogas e violência nas escolas de Santa Rita

Com objetivo de desenvolver uma ação pedagógica de prevenção ao uso indevido de drogas e à prática da violência nas escolas, bem como ampliar o espírito de solidariedade, cidadania e de comunidade, a Secretaria de Educação está realizando atividades educativas nas escolas municipais.

A primeira das doze escolas que irão participar das atividades foi a Escola Municipal Estevão Carneiro da Cunha, em Várzea Nova, que recebeu um ciclo de palestras, incluindo o testemunho de vida do jornalista e apresentador Messias Nogueira, da Tv Tambaú, que palestrou sobre sua vida e o uso de drogas e violência.

“Eu que todos os dias falo sobre violência na TV, venho expor minha história de vida no submundo das drogas, e também fazer o alerta sobre o envolvimento dos jovens no uso das drogas o que levam a atos violentos. Temos a responsabilidade de estar unidos no trabalho de conscientização e prevenção”, destacou o apresentador do programa Tambaú da Gente.

A ação reuniu centenas de alunos, pais, professores e a comunidade em geral, que participaram das atividades. Na ocasião, alguns pais de alunos foram escolhidos para realizar ações de combate a atos violentos no ambiente escolar.

O pai de uma aluna, Francisco Claudio, falou sobre a importância da família na sociedade, e afirmou que a união entre a educação familiar e a escola é o fator principal para prevenção da violência. “Gostei bastante dessa palestra e é de grande importância, pois só assim vamos alertar nossos filhos no combate às drogas e violência, já que aqui em nosso bairro isso é bastante comum, mas não podemos deixar isso acontecer”, disse.

A Secretaria de Educação prosseguirá promovendo o ciclo de palestras durante todo o ano letivo, trabalhando nas salas de aula o combate à violência e ao uso de drogas, principalmente nas unidades escolares.