Prefeitura Municipal de Santa Rita - PB

Santa Rita intensifica combate à hepatite C

Santa Rita intensifica combate à hepatite C

A erradicação da hepatite C é uma meta do governo federal e Santa Rita está atuando como município piloto neste projeto do Ministério da Saúde, que atende recomendação da Organização Mundial de Saúde de eliminar o vírus até 2030. O município é o único do Nordeste e um dos sete do país a participar do plano, que intensifica as ações para eliminação da doença.

De acordo com a chefe do Núcleo de Hepatites Virais da Secretaria de Saúde estadual, Rosa Maria, a força tarefa encomendada pelo Ministério já está sendo feita, com a busca da identificação desses pacientes. “Esta parceria que conseguimos firmar com Santa Rita é importante para aproveitar as populações acrescidas de risco de contrair hepatites virais e que precisam ser testadas. Foi decisiva a vontade de fazer e a disposição da gestão municipal de abraçar este projeto”, disse Rosa Maria.

Para a chefe do núcleo estadual, um dos grandes desafios é a identificação dos usuários portadores da doença. Segundo ela, no caso de Santa Rita, historicamente as poucas notificações de pacientes pela Secretaria de Saúde municipal não representavam a realidade encontrada no sistema nacional, já que as notificações acabavam sendo realizadas em outros municípios, como João Pessoa.

“Para erradicar é necessário tratar, e para tratar é preciso diagnosticar. Precisamos saber onde estão esses pacientes e a participação de Santa Rita foi estratégica porque havia poucas notificações pelo município, apesar de muitos pacientes serem identificados em estado avançado da doença, por exemplo, pelo Hospital Clementino Fraga. Desde que esta gestão assumiu, nos reunimos com a secretária Maria do Desterro e equipe de Saúde da Família para que captação desses usuários. Depois disso já surtiu efeito e os testes rápidos começaram a ser realizados”, explicou.

Para fortalecer as ações preventivas e o plano de erradicação, a Secretaria de Saúde do município pede que a população também colabore procurando os postos de saúde, onde são feitos os testes rápidos. Todas as unidades de saúde em Santa Rita hoje dispõem de profissionais treinados para realizar os testes, forma mais rápida de diagnosticar a hepatite C.

 

Fechar Menu