Prefeitura Municipal de Santa Rita - PB

Julho Amarelo tem ações contra as hepatites virais em Santa Rita

Julho Amarelo tem ações contra as hepatites virais em Santa Rita

A testagem e o atendimento em relação às hepatites em Santa Rita estão sendo ampliados durante todo o mês, em referência ao Julho Amarelo, período adotado pelo Ministério da Saúde para intensificar a luta e prevenção à doença.

A Secretaria de Saúde vem desenvolvendo ações de combate às hepatites virais, promovendo a conscientização, prevenção, diagnóstico e controle. Por conta dessa iniciativa, desde 2017 o município passou a descobrir mais casos, que já existiam, mas não eram identificados nem notificados na rede municipal.

De acordo com a secretária Maria do Desterro, por se tratar de uma doença silenciosa, muitas pessoas estão com o vírus e não apresentam nenhum sintoma. “Conhecer e tratar essas pessoas da forma mais rápida possível é essencial para a saúde pública e qualidade de vida dessas pessoas”, destacou a secretária.

Maria do Desterro explica ainda que o maior desafio é realizar a busca pelos usuários, sejam os já diagnosticados com a doença, mas que ainda não estão em tratamento, como também os que ainda nem chegaram a ser diagnosticados.

Uma das estratégias do município é testar o maior número de pessoas e, para isso, está disponibilizando testes rápidos em todas as unidades básicas de saúde. O método é simples e eficaz, e pode ser realizado em qualquer posto de saúde do município, já que todas as equipes foram treinadas para fazer o procedimento.

Com relação à hepatite C, Santa Rita já participa de um projeto piloto nacional para erradicar a doença e neste mês de julho intensificará ainda mais as ações de combate. No caso da hepatite B, além de disponibilizar os testes, os usuários também podem se proteger através da vacina, que ajuda na prevenção.

 

Fechar Menu