Portal atualizado em: 31 de janeiro de 2023 às 15:47h

A Educação de Santa Rita teve grande destaque em 2022

Início A Educação de Santa Rita teve grande destaque em 2022

A Educação de Santa Rita teve grande destaque em 2022

Secretaria de Educação

Autor: Assessoria

A Educação de Santa Rita teve grande destaque em 2022

A Prefeitura de Santa Rita, durante todo o ano de 2022, teve grande destaque por meio da Secretaria de Educação. Grandes investimentos marcaram o retorno das aulas presenciais, dentre eles serviços de manutenção e recuperação em unidades escolares, como pintura, troca da parte elétrica, limpeza, e reforma de salas de aula, para a volta do […]

27/12/2022 9h29 Atualizado há 1 mês atrás

A Prefeitura de Santa Rita, durante todo o ano de 2022, teve grande destaque por meio da Secretaria de Educação. Grandes investimentos marcaram o retorno das aulas presenciais, dentre eles serviços de manutenção e recuperação em unidades escolares, como pintura, troca da parte elétrica, limpeza, e reforma de salas de aula, para a volta do ensino presencial.

As obras da Creche de Tibiri e as Quadras Poliesportivas estão em fase final. Nos próximos meses os alunos santa-ritenses receberão grandes equipamentos de educação e lazer.

Uma das novidades na Educação foi a ampliação das vagas da Escola Municipal Cívico Militar Capitão Tomaz Panta, em Santa Rita. A unidade funciona em período integral e passou a atender 1000 crianças do 5º ao 9º ano do ensino fundamental. O projeto segue todas as diretrizes educacionais, com as práticas cívico-militares e de cidadania. Também houve o reconhecimento da Educação de Santa Rita pelo Ministério da Educação, que registrou o início das aulas presenciais, além de entregar fardamentos para os alunos.

Em 2022 também foi lançado o programa Educação Emocional na Escola, formando professores para levar às salas de aulas conteúdos que promovem desenvolvimento emocional. O projeto tem como objetivo o empoderamento dos alunos, ajudando no crescimento cognitivo.

Motivo de trabalho e muito orgulho, a Escola Municipal Arnaldo Bonifácio, localizada em Odilândia, é destaque no índice de desempenho da gestão descentralizada do PDDE(IdeGES/FNDE).

O índice é um instrumento para mensurar o desempenho da gestão em todo território nacional, com o objetivo de viabilizar iniciativas de monitoramento e avaliação, orientar a ação governamental para melhoria do desempenho do programa, favorecer o exercício do controle social e reconhecer iniciativas exitosas da gestão.

Segundo dados do Fundo Nacional de Educação, a Escola Municipal Arnaldo Bonifácio-Zona Campo de Odilândia teve o IDEGES com nota 9,9. Esse número é considerado altíssimo, demonstrando a descentralização da gestão na escola e o compromisso de toda equipe.

A Prefeitura de Santa Rita convocou novos profissionais da Educação, aprovados em concurso público. Os profissionais estão reforçando os quadros funcionais da educação municipal, permitindo a ampliação do acesso de estudantes e redução das turmas em salas de aulas, otimizando os processos educativos.

Parceria – A Secretaria de Educação firmou parceria com a Universidade Federal da Paraíba para ofertar vagas de pós-graduação a profissionais do magistério – iniciativa pioneira na Paraíba entre gestão municipal e academia.

Em parceria com o Instituto Alpargatas, uma série de benefícios estão sendo gerados para os alunos, como premiações e participação em programas de valorização sociocultural, além de contribuir com o desenvolvimento escolar de cada aluno.

O Instituto Alpargatas premiou 410 alunos por frequência, disciplina e participação nas atividades escolares e desempenho escolar. Na solenidade, os estudantes receberam certificados e brindes, além de um momento de diversão.

Esta premiação têm como objetivo motivar e incentivar alunos e educadores que contribuem diariamente com a educação pública, reconhecendo os alunos que se destacam por sua evolução durante o ano letivo. A premiação avalia também o envolvimento com o ambiente escolar e o convívio social, reconhecendo os estudantes que se integraram a atividades sociais, culturais e esportivas.

Educação e esporte – Incentivando os jovens a praticarem esportes, a Secretaria de Educação promoveu as Olímpiadas Escolares e Paraescolares Municipais. Num total, foram 27 escolas participantes, 528 alunos em todos os jogos, sendo orientados por 108 educadores que trabalharam diretamente na organização.

Hoje, as Olimpíadas são potencializadoras do esporte na escola, mobilizando expectativas em torno da participação nos eventos, mantendo alunos interessados em permanecer no ambiente escolar com vistas à atuação nos jogos. É possível que projetos como este venham interferir nos índices de evasão escolar, por serem indutores que favorecem a permanência na escola.

Os estudantes que participaram das Olimpíadas Escolares do Município competiram nas modalidades de voleibol, handebol, futsal, queimada, bola de gude, corrida, peteca, corda, xadrez, futebol de areia, dama e dominó.

Todas as modalidades tiveram a participação do público feminino e masculino, variando entre pré-mirim, mirim e infantil.

Educação e Cultura – Estudantes municipais tiveram momentos muito especiais na frente das telas do cinema. A ação aconteceu na sala de cinema de um grande shopping da capital João Pessoa e por meio do projeto Cinema na Praça, que levou o cinema para ambientes públicos de todo o município.

Neste ano, por meio da Secretaria de Educação, a Prefeitura de Santa Rita seguiu investindo em melhorias na Educação, com entrega e reformas de unidades escolares, realizações de projetos educacionais e mais oportunidades para os alunos. Com isso, a Prefeitura concluiu este ano com investimentos no âmbito educacional, contribuindo para a formação dos cidadãos santa-ritenses com uma educação de qualidade.