Portal atualizado em: 26 de outubro de 2021 às 15:01h

Parceria vai disponibilizar exames gratuitos de mamografia e citopatológico

Início Parceria vai disponibilizar exames gratuitos de mamografia e citopatológico

Uma parceria pioneira vai reforçar os atendimentos de saúde em Santa Rita a partir de fevereiro. A Prefeitura Municipal estabeleceu um acordo com o SESC, que vai disponibilizar pelo período de três meses no município duas unidades móveis para a realização gratuita de exames de mamografia e citopatológico (também conhecido como Papanicolau), além de atendimentos odontológicos. O projeto ficará instalado na praça Getúlio Vargas, centro da cidade.

Para ter acesso ao atendimento, os usuários devem se dirigir ao posto de saúde da localidade onde moram, fazer o cadastramento prévio para o serviço que deseja e apresentar cópia dos documentos – identidade, CPF, cartão do SUS e comprovante de residência atualizado. No caso da mamografia, a mulher deve ter entre 50 e 69 anos, ou acima de 35 anos com histórico familiar de câncer de mama. Para o citopatológico, ter entre 25 e 64 anos de idade.

Esse mutirão pretende regularizar os atendimentos relacionados à saúde da mulher, zerando a extensa fila de espera para a realização do exame de mama no município atualmente, e garantir de forma permanente o exame preventivo nos postos de saúde. Com a iniciativa, busca-se reduzir a elevada incidência de câncer de mama e do colo do útero.

Já a unidade odontológica atenderá usuários com idade a partir de seis anos e realizará orientações preventivas de saúde bucal e procedimentos de restauração, como tratamento de cárie, extração, limpeza e aplicação de flúor.

A parceria faz parte dos projetos Sesc Saúde Mulher e OdontoSesc.