Portal atualizado em: 21 de outubro de 2021 às 22:23h

Agosto Lilás: Secretarias desenvolvem atividades para alertar sobre violência contra a mulher

Início Agosto Lilás: Secretarias desenvolvem atividades para alertar sobre violência contra a mulher

Em alusão ao Agosto Lilás, mês de campanha de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher, a Secretária de Políticas Públicas para as Mulheres, em ação conjunta com a Secretária de Saúde e a Assistência Social, está desenvolvendo atividades de conscientização para fazer o alerta. Entre elas, palestras em unidades de saúde, com a participação de especialistas, direcionadas ao público-alvo.

Está previsto também a realização de palestras direcionadas a profissionais de saúde. O objetivo é sensibilizar esses trabalhadores a terem um olhar mais crítico e específico sobre casos de violência interpessoal, a fim de orientá-los quanto às formas de notificação.

Segundo explicou Edilycia Melo, secretária da Mulher, tais ações são promovidas durante todo o ano, mas ela pontua que as específicas, como a do Agosto Lilás, reforçam o apelo e despertam na sociedade uma mobilização maior.

Ela lembra que um dos objetivos maiores é a propagação mais intensa sobre a existência da Lei Maria da Penha, sancionada há 15 anos para proteger a mulher da violência doméstica.

“A violência contra a mulher é uma problemática social; não é apenas um problema da mulher. E não podemos falhar enquanto sociedade. Por isso, sempre que você presenciar e puder ajudar uma mulher, não hesite. Você pode estar salvando uma vida”, orienta.

A mulher que precisar de assistência conta atualmente com os canais 180, que é uma central direta de atendimento à mulher; com o 190, da Policia Militar; e também com o 197, disque denúncia da Polícia Civil. Esses números funcionam todos os dias, 24 horas.

Compartilhar

Notícias Relacionadas