Portal atualizado em: 2 de dezembro de 2022 às 12:34h

Agricultores familiares abastecem merenda escolar em Santa Rita

Início Agricultores familiares abastecem merenda escolar em Santa Rita

Agricultores familiares abastecem merenda escolar em Santa Rita

Ação e TrabalhoCoronavírusSecretaria de Agricultura e AbastecimentoSecretaria de Assistência SocialSecretaria de Comunicação InstitucionalSecretaria de Cultura, Desporto, Turismo e LazerSecretaria de EducaçãoSecretaria de FinançasSecretaria de Infraestrutura, Obras e Serviços PúblicosSecretaria de Meio AmbienteCODEMADocumentos - CODEMAReuniões - CODEMALicenciamento AmbientalLicenciamentos SolicitadosSecretaria de Planejamento, Orçamento e Tecnologia da InformaçãoSecretaria de Políticas Públicas Para as MulheresSecretaria de SaúdeSuperintendência de Mobilidade Urbana

Autor: Assessoria

Agricultores familiares abastecem merenda escolar em Santa Rita

Em Santa Rita, os alunos das escolas municipais têm merenda garantida durante o ano letivo através da execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Além de beneficiar os estudantes da rede com a alimentação, dezenas de produtores rurais locais também são favorecidos com o programa. É que 30% do valor repassado ao município é […]

29/01/2018 20h16 Atualizado há 5 anos atrás

Em Santa Rita, os alunos das escolas municipais têm merenda garantida durante o ano letivo através da execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Além de beneficiar os estudantes da rede com a alimentação, dezenas de produtores rurais locais também são favorecidos com o programa. É que 30% do valor repassado ao município é investido na compra direta dos produtos da agricultura familiar produzida no próprio território. A iniciativa estimula o desenvolvimento econômico e sustentável nas comunidades rurais ao gerar uma fonte de renda importante para dezenas de famílias, segundo explicou o secretário Sildo Morais, da Agricultura.

Através de associações e cooperativas, os pequenos produtores disponibilizam para a merenda escolar produtos como feijão, milho, abóbora, inhame, macaxeira, batata e coco, frutas como manga, mamão, melancia, abacate e abacaxi, além de hortaliças.

O fornecimento direto à Secretaria de Educação deixa de fora a figura do atravessador, que compra sempre a preços baixos e comercializa a altos valores. Já com a venda direta, o agricultor consegue preços justos de seus produtos, que são negociados pelo valor de mercado.

Para 2018, a Secretaria de Agricultura municipal já preparou o calendário agrícola, que identifica o período de produção e a disponibilidade dos produtos para fornecimento ao longo do ano. Esta definição garante a organização do cardápio escolar, que inclui alimentos que fazem parte dos hábitos alimentares locais e atendem as necessidades nutricionais das crianças.