Portal atualizado em: 31 de janeiro de 2023 às 15:47h

Assistência Social amplia acolhimento às famílias mais vulneráveis de Santa Rita

Início Assistência Social amplia acolhimento às famílias mais vulneráveis de Santa Rita

Assistência Social amplia acolhimento às famílias mais vulneráveis de Santa Rita

Autor: Assessoria

Assistência Social amplia acolhimento às famílias mais vulneráveis de Santa Rita

A Prefeitura de Santa Rita está construindo o primeiro Restaurante Público Municipal, que fornecerá alimentação gratuita para as famílias mais vulneráveis da cidade. Com a obra, já em curso, a Assistência Social municipal celebra um 2022 marcado pela ampliação dos serviços de acolhimento aos santa-ritenses que mais precisam. “O poder público cuida de todos, mas […]

31/12/2022 14h14 Atualizado há 1 mês atrás

A Prefeitura de Santa Rita está construindo o primeiro Restaurante Público Municipal, que fornecerá alimentação gratuita para as famílias mais vulneráveis da cidade. Com a obra, já em curso, a Assistência Social municipal celebra um 2022 marcado pela ampliação dos serviços de acolhimento aos santa-ritenses que mais precisam.

“O poder público cuida de todos, mas nosso foco sempre foi os mais vulneráveis, aqueles que mais necessitam da atenção da gestão”, declarou o prefeito Emerson Panta.

Além do Restaurante Público, a gestão conseguiu, ao longo do ano, ampliar os serviços nos Centros de Referência da Assistência Social. Destaque para a criação do Centro de Capacitação, no Heitel Santiago, que oferece cursos profissionalizantes, permitindo a inserção no mercado de trabalho.

“O objetivo é acolher, socorrendo as urgências, mas também capacitar para que todos os santa-ritenses tenham autonomia”, apontou a secretária de Assistência Social, Amália da Silva Pereira.

E o acolhimento às demandas dos mais vulneráveis esteve presente durante todo o 2022 – com distribuição de peixe e coco na Páscoa, milho no São João, a ampliação do Programa Pão e Leite tá na mão e o programa Dia de Ajudar é todo dia, que fornece cestas básicas.

Cuidado e integração

Outro programa que alcançou milhares de santa-ritenses foi o Criança Feliz, que garante kit enxoval completo para as gestantes.

As crianças, aliás, têm atenção especial da Assistência Social. Mais do que garantir o essencial, a gestão busca a integração social, promovendo eventos como as festividades pelo Dia da Criança na rede de CRAS. “Estamos cuidando hoje do futuro de Santa Rita”, avalia Amália.

Capacitação

Ao longo do ano, a Assistência Social realizou diversos eventos para capacitar e otimizar os serviços, entre os quais a Conferencia Municipal dos Direito das Criança e do Adolescente, além da participação no Fórum de Gestores da Assistência Social.

Informações e conhecimentos que fazem diferença na ponta, no atendimento às famílias vulneráveis – ação que ganhou plus de acesso com a aquisição do MobSuas, o ônibus da Assistência Social.

A turma da melhor idade também foi alvo de inúmeras ações no Centro de Convivência do Idoso e, ainda, com o fornecimento de produtos essenciais, como cadeiras de rodas.

Eles também contam com os serviços do Centro de Referencia Especializada da Assistência Social e do Centro POP, que acolhe pessoas em situação de rua.

“Nosso trabalho é garantir que Santa Rita seja um lugar de acolhimento e desenvolvimento para todos, protegendo os mais vulneráveis e criando as condições para que eles cresçam junto com a cidade”, finalizou o prefeito Emerson Panta.