Portal atualizado em: 17 de agosto de 2022 às 21:54h

Aumento invisível: Procon de Santa Rita orienta consumidores sobre empresas que reduzem embalagens e mantêm preços de produtos

Início Aumento invisível: Procon de Santa Rita orienta consumidores sobre empresas que reduzem embalagens e mantêm preços de produtos

Essa prática, conhecida como maquiagem ou reduflação, não é ilegal.

Quem frequenta supermercados já deve ter notado que tudo está mais caro. No entanto, alguns itens estão disponíveis com embalagem menor, com menos produto, mas com o mesmo preço. O Procon de Santa Rita orienta nesta terça-feira (19) os consumidores que está pratica conhecida como maquiagem ou reduflação, não é ilegal. Porém, as empresas fabricantes precisam avisar os clientes sobre quaisquer mudanças de forma explícita.

O superintendente do Procon de Santa Rita, Helton Renê, explica que desde que a empresa informe as mudanças de forma clara na embalagem, a prática não é ilegal. “No entanto, quem não fizer da maneira indicada no Código de Defesa do Consumidor, pode ser multado”, destacou.

Helton Renê explica ainda que os consumidores precisam considerar ainda outro ponto: se a quantidade do produto diminui, mas o preço é o mesmo, isso pode se enquadrar como publicidade enganosa, pois induz o consumidor ao erro.

“Quando o cidadão for induzido a acreditar que está comprando um produto com maior quantidade, seja pela falta de indicativo na embalagem ou pelas letras minúsculas, a empresa pode ser responsabilizada por prática abusiva. Se você encontrar um produto “diminuído” que não indique a mudança na própria embalagem, denuncie para o Procon”, orientou o superintendente.

Denúncias e atendimento – O Procon de Santa Rita está localizado na Rua Senador José Américo de Almeida, nº 80 – Centro, e atende das 8h às 13h. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone: (83) 98654-7512.

Compartilhar

Notícias Relacionadas