Portal atualizado em: 30 de novembro de 2022 às 0:21h

Campanha de Vacinação contra a Poliomielite é prorrogada até o dia 31 de outubro

Início Campanha de Vacinação contra a Poliomielite é prorrogada até o dia 31 de outubro

A Prefeitura Municipal de Santa Rita está realizando a campanha nacional de vacinação contra a poliomielite e, para atingir a meta de vacinação, prorrogou o serviço paraaté o dia 31 de outubro. A campanha teve início no dia 8 de agosto e está imunizando o público alvocrianças menores de cinco anos (4 anos, 11 meses e 29 dias).

Na Rede Municipal de Saúde, os imunizantes estão sendo ofertados em todas as Unidades Básicas de Saúde do município. Em Santa Rita, desde o início da campanha, a vacinação atingiu o número de 86,65% e a Secretaria de Saúde deseja atingir o número de 95%.

Para o Secretário de Saúde, Rafael Monteiro, vacinar é um ato de amor. “Cuidar de quem a gente ama é de suma importância, principalmente no que diz respeito às crianças, que dependem exclusivamente do nosso cuidado. Vacinar é um ato de amor”, declarou.

O Brasil não detecta casos de poliomielite deste 1990 e, em 1994, recebeu da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) a Certificação de área livre de circulação do Poliovírus Selvagem (PVS).

No entanto, no cenário global da Poliomielite existem dois países endêmicos, Paquistão e Afeganistão. Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) mostram que de janeiro a 12 de julho deste ano foram confirmados 15 casos nestes países. Em novembro do ano passado, um caso foi relatado em Malawi e um este ano em Moçambique.

Paralelo a isso, aqui no Brasil, desde 2015, tem sido detectada uma progressiva queda das coberturas vacinais, podendo levar à reintrodução da Pólio no País. Este cenário foi intensificado no contexto da pandemia de Covid-19.

De acordo com informe técnico do Ministério da Saúde, em 2015, a Paraíba tinha cobertura vacinal de 96,1% das crianças menores que 1 ano de idade. Em 2021, esta cobertura caiu para 68,4% das crianças na mesma idade. No Estado, deverão ser vacinadas 284.230 mil crianças até os 4 anos.

Esquema vacinal – No Sistema Único de Saúde (SUS), a vacinação segue o seguinte esquema: a imunização contra a poliomielite deve ser iniciada a partir dos dois meses de vida, com mais duas doses aos quatro e seis meses, além dos reforços entre 15 meses e aos 4 anos de idade.

Na rede pública, as doses de reforço, a partir de um ano de idade, são realizadas com a Vacina Oral Poliomielite (VOP), que é a ‘vacina da gotinha’.

Compartilhar

Notícias Relacionadas