Portal atualizado em: 26 de novembro de 2021 às 22:58h

Confira o regulamento do concurso de redação das escolas municipais

Início Confira o regulamento do concurso de redação das escolas municipais

ESTADO DA PARAÍBA
PREFEITURA DE SANTA RITA
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

CONCURSO DE DESENHO E REDAÇÃO
DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE SANTA RITA

REGULAMENTO
1ª Edição – 2021

• APRESENTAÇÃO

A Prefeitura Municipal de Santa Rita, através da Secretaria Municipal de Educação, promove o 1º Concurso de Desenho e Redação para os alunos do 4º ao 9º ano do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos – EJA das Escolas Municipais, com vistas a valorizar e estimular a criatividade artística, o raciocínio, a leitura e o desenvolvimento da linguagem escrita. A 1ª edição do Concurso terá como tema: “Santa Rita: minha terra, minha história”. Tal iniciativa possui o objetivo de comemorar o dia Nacional do Escritor, 25 de julho.

• PÚBLICO-ALVO

O Concurso de Desenho e Redação das Escolas Municipais de Santa Rita destina-se a todos os alunos do 4º ao 9º ano do Ensino Fundamental e da EJA (Ciclos I ao IV).

• CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO

Somente poderão participar do Concurso os estudantes das escolas públicas municipais de Santa Rita, devidamente matriculados e com frequência regular.

• CATEGORIAS

​​O presente concurso destina-se à seleção das produções textuais em três categorias para Ensino Fundamental (4º ao 9º ano) e duas categorias para a EJA (Ciclos I ao IV), cada uma correspondendo a um gênero textual específico, a saber:

1ª categoria – Poema

Destinada aos alunos matriculados e cursando do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental, o estudante participante nesta categoria deverá escrever um poema, individualmente, sob orientação do professor da turma, atendendo aos seguintes critérios: adequação ao tema, linguagem literária, versos rimados (quadras com no mínimo 16 versos ou sextilhas com no mínimo 18 versos), ser manuscrito e conter um título.

2ª categoria – Relato Pessoal

Destinada aos alunos matriculados e cursando o 6º e 7º anos do Ensino Fundamental, o estudante participante nesta categoria deverá escrever um relato pessoal, apresentando uma narrativa sobre um fato ou acontecimento marcante da sua vida, sob orientação do professor da turma acerca do gênero escolhido. O texto deverá ter de 20 a 30 linhas, ser manuscrito pelo estudante com caneta esferográfica preta ou azul e apresentar letra legível.

3ª categoria – Conto

Destinada aos alunos matriculados e cursando o 8º e 9º anos do Ensino Fundamental, o estudante participante nesta categoria deverá escrever um conto que deverá ter de 30 a 50 linhas, ser manuscrito pelo estudante, com caneta esferográfica azul ou preta e apresentar letra legível. Sob orientação do professor da turma acerca do gênero textual escolhido, o participante deverá ser livre ao redigir suas ideias, não sendo permitida a intervenção de outrem na produção do texto, atentando para os seguintes critérios: adequação ao tema, conter um título, apresentação e desenvolvimento das ideias e conclusão.

4ª categoria – Desenho

Destinada aos alunos matriculados e cursando os ciclos I e II da EJA, nesta categoria o estudante deverá apresentar um desenho inédito e realizado individualmente a partir de técnicas livres de criação e arte. Sob orientação do professor da turma acerca da temática do Concurso, o participante deverá ser livre ao criar o seu desenho, sem a intervenção de outrem na sua produção, atentando para os seguintes critérios: adequação ao tema, utilização de uma única folha de papel A4, fazendo uso de materiais como lápis de cor, hidrocor, giz de cera ou lápis grafite, não sendo permitido o uso de materiais digitais, cópias ou colagens.

5ª categoria – Memórias

Destinada aos alunos matriculados e cursando os ciclos III e IV da EJA, nesta categoria, o estudante deverá escrever um texto do gênero memórias, que deverá ter de 20 a 30 linhas, abordando aspectos da cultura ou da história local (um acontecimento, um lugar, um costume, lembranças de outros tempos). O texto deverá ser manuscrito pelo estudante, com caneta esferográfica azul ou preta e apresentar letra legível. Sob orientação do professor da turma acerca do gênero textual escolhido, o participante deverá ser livre ao redigir suas ideias, não sendo permitida a intervenção de outrem na sua produção, atendendo aos seguintes critérios: adequação ao tema, conter um título, apresentação e desenvolvimento das ideias e conclusão.

• INSCRIÇÕES

As inscrições para o Concurso de Desenho e Redação das Escolas Municipais de Santa Rita – 1ª edição serão realizadas no período de 25 de julho a 20 de agosto de 2021, através da entrega das produções textuais selecionadas pela escola à Secretaria Municipal de Educação – SME.
O professor deve encaminhar os textos produzidos à equipe pedagógica da escola para seleção de um único aluno representante da Unidade de Ensino por categoria.
O texto selecionado deverá ser enviado à SME, até o dia 20 de agosto de 2021, às 23h00, em formulário próprio (Google Forms) que será disponibilizado às Unidades Escolares via Plataforma Google Sala de Aula.
Qualquer envio posterior à data designada como limite desclassificará automaticamente as produções enviadas.
Cada concorrente poderá participar com apenas uma produção inédita e em apenas uma categoria.
Eventuais dúvidas poderão ser esclarecidas pela Coordenação Pedagógica da SME.

• CRONOGRAMA

Período
Atividade

25/07/2021
Divulgação do Concurso de Desenho e Redação das Escolas Municipais, através da Plataforma Google Sala de Aula, sites oficiais da Prefeitura Municipal de Santa Rita e redes sociais da Secretaria de Educação.
25/07/2021 a 20/08/2021
Período de envio, pelas escolas, das produções textuais dos alunos à Secretaria Municipal de Educação.
30/08/2021

Resultado final do Concurso com divulgação dos ganhadores por categoria.
08/09/2021

Entrega dos prêmios aos ganhadores de cada categoria.

• CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

O julgamento das produções textuais será realizado pela equipe pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, que definirá a Comissão Julgadora do Concurso responsável por avaliar os critérios estabelecidos para cada categoria.

Quanto aos desenhos classificados, a Comissão levará em consideração os seguintes critérios de avaliação:

a) Adequação ao tema;

b) Originalidade e criatividade;

c) Ineditismo (o conteúdo não poderá ter sido publicado em quaisquer mídias ou participado em concursos anteriores).

As redações classificadas serão avaliadas pelas professoras de Língua Portuguesa da EEFORP, que deverão observar cada um dos quesitos abaixo:

a) Adequação à temática e pertinência à proposta apresentada neste Regulamento;

b) Originalidade e criatividade;

c) Uso da norma padrão da Língua Portuguesa;

d) Coerência na argumentação apresentada;

e) Coesão (ligação entre as ideias, elementos referenciais);

f) Clareza e concisão na exposição textual;

g) Correção gramatical;

• DA PREMIAÇÃO

Serão premiados os trabalhos que se posicionarem na primeira colocação de cada categoria, conforme julgamento da Comissão Julgadora.
A título de incentivo, cada um dos primeiros colocados nas cinco categorias receberá como premiação:

1º Categoria – Poema: Caixa de som bluetooth
2º Categoria – Relato Pessoal: Kit escolar (mochila, caderno, kit de caneta e kit de lápis de pintar)
3º Categoria – Conto: Tablet
4ª Categoria – Desenho: Caixa de som bluetooth
5º Categoria – Memórias: Caixa de som bluetooth

• CONSIDERAÇÕES FINAIS

A organização, coordenação e divulgação deste Concurso de Redação serão de responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação de Santa Rita (SME).
Não serão devolvidos textos, documentos ou quaisquer materiais entregues ou enviados aos cuidados da SME.
Eventuais dúvidas decorrentes deste Regulamento serão esclarecidas ou resolvidas pela Comissão Julgadora do Concurso.

Santa Rita, 22 de julho de 2021

Edilene da Silva Santos
Secretária Municipal de Educação.

Compartilhar

Notícias Relacionadas