Ações fortalecem o combate à hanseníase em Santa Rita

Ações fortalecem o combate à hanseníase em Santa Rita

O Janeiro Roxo, de combate a hanseníase, teve uma grande ação realizada na última semana pela Secretaria de Saúde de Santa Rita, que promoveu em unidades básicas do município um mutirão para atendimento de pacientes. Dos 60 usuários que buscaram a assistência, três foram diagnosticados com a doença e encaminhados para o devido tratamento.

De forma estratégica, as equipes médicas estiveram em centros de saúde dos bairros de Várzea Nova, Alto das Populares e Marcos Moura. Dos casos confirmados, dois foram identificados durante consulta no Barão do Abiay e um na unidade integrada de Marcos Moura. Os usuários do Centro Pop, que acolhe população de rua, também receberam a visita dos profissionais e fizeram a consulta médica.

Este projeto de combate a hanseníase vem sendo desenvolvido desde o ano passado. A intenção é diagnosticar casos precocemente e oferecer o atendimento no próprio município, evitando que os pacientes precisem se deslocar até hospitais da capital.

Segundo Mauricelia de Melo, coordenadora do projeto, profissionais do NASF
também foram capacitados sobre prevenção de incapacidades e avaliação neurológica. Ela explica ainda que está em fase de estruturação um grupo de autocuidados para transmitir informação e conhecimento a pacientes sobre como se cuidar, e não apenas no que se refere à hanseníase, mas também em relação a outras enfermidades. “A intenção fortalecer a comunidade e estimular a prevenção de doenças”, disse.

han - Ações fortalecem o combate à hanseníase em Santa Rita

Fechar Menu