Escolas de Santa Rita valorizam cultura indígena em culminância artística

Escolas de Santa Rita valorizam cultura indígena em culminância artística

 

A Prefeitura de Santa Rita, por meio da Secretaria de Educação, em parceria com o Instituto Alpargatas, realiza de 11 a 13 de novembro, a culminância do projeto ‘Conhecer para Valorizar’, que nesta etapa destaca a importância da cultura indígena na formação do povo brasileiro.

Mais uma vez, Santa Rita sai na frente diante dos acontecimentos nacionais e, neste momento em que se discutem os ataques contra povos indígenas, em especial da Amazônia, o município debate nas escolas a importância do índio para a formação da sociedade e a necessidade de valorização de toda a tradição secular que vem sendo passada de geração em geração.

O projeto, proposto pelo Instituto Alpargatas, vem desenvolvendo o prazer nos alunos e professores em conhecer e, a partir daí, valorizar a cultura ancestral brasileira que nos oferece até os dias atuais uma série de benefícios, como o uso medicinal de ervas, a rica culinária, os hábitos de pesca e tantos outros costumes que assimilamos sem nem mesmo saber que são heranças indígenas.

“Assim como foi com a cultura afrodescendente, a valorização das tradições e costumes dos povos indígenas mostra que nossas crianças estão tendo a oportunidade de resgatar a história e tirar dos livros para a vida cotidiana os ensinamentos sobre tão importante cultura”, comentou a secretária de Educação, Edilene Santos.

Edilene Santos destacou ainda que as culminâncias que acontecerão de segunda a quarta-feira em vários pontos da cidade vão reunir os trabalhos desenvolvidos nas escolas e apresentar para toda a comunidade que a Educação está sendo levada a sério e vai muito além da sala de aula.

“Foram meses de estudos, pesquisas de campo em tribos indígenas, produção de artesanato, pinturas e ensaios de danças típicas e encenação de lendas que povoam nosso imaginário. Os alunos se envolveram neste projeto, executado em parceria com o Instituto Alpargatas, para mostrar o melhor das tradições do índio. Será uma grande festa de valorização da nossa própria história”, completou.IMG 20191108 WA0076 - Escolas de Santa Rita valorizam cultura indígena em culminância artística

Fechar Menu