Parceria estimula piscicultura familiar com pescadores da Gramame-Mamoaba

Parceria estimula piscicultura familiar com pescadores da Gramame-Mamoaba

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento, em parceria com a Universidade Federal da Paraíba, através do Departamento de Sistemática e Ecologia, propõe à Associação de Pescadores e Agricultores de Cicerolândia o desenvolvimento da piscicultura familiar. A reunião foi realizada nesta sexta-feira às margens da Barragem Gramame-Mamoaba, onde fica localizada a sede da associação.

A iniciativa da piscicultura incentiva o cultivo e comercialização do pescado, servindo de estímulo para os pescadores locais, visto que renderá melhoria nas condições econômicas, profissionais e também na qualidade de vida.

O projeto Capacitação de Piscicultores visa ampliar os conhecimentos dos pescadores da região. Para isso serão ministradas palestras que orientarão desde a implantação de um projeto de piscicultura até a colheita. Durante o processo, várias etapas devem ser respeitadas, e a proposta é ensinar também como preparar o ambiente adequado para criação, como controlar a qualidade da água, como produzir ração com controle nutricional adequado para o desenvolvimento do peixe e como desenvolver técnicas que aperfeiçoem o processamento e beneficiamento do pescado.

A capacitação, que tem o período de duração de oito meses, promove uma troca de conhecimentos práticos (dos pescadores) e teóricos (dos docentes e acadêmicos). Sendo assim, todos os envolvidos no processo se beneficiarão com novos ensinamentos e habilidades.

piscicultura familiar - Parceria estimula piscicultura familiar com pescadores da Gramame-Mamoaba

Fechar Menu