Prefeitura Municipal de Santa Rita - PB
Banner Chamada Escolar 2019-CORRECAO

Prefeitura inicia projeto de piscicultura familiar

Prefeitura inicia projeto de piscicultura familiar

A Prefeitura de Santa Rita, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, em parceria com a Universidade Federal da Paraíba, através do Departamento de Sistemática e Ecologia deu início ao projeto de piscicultura familiar com os pescadores da Barragem Gramame-Mamuaba, em Cicerolândia.

No último sábado (12), os pescadores tiveram a primeira aula teórica, que abordou a introdução à piscicultura. Nessa primeira etapa foram apresentados os cuidados de cultivar peixes em cativeiro, como preparar o ambiente adequado para criação, como controlar a qualidade da água, como escolher e preparar local que será inserido os alevinos, viveiro ou tanques-rede.

O curso de capacitação de piscicultores tem duração de oito meses e envolve aulas teóricas e práticas. Os tanques-redes, que serão instalados para desenvolver as atividades práticas, já se encontram nas margens da barragem.

O projeto, pioneiro em Santa Rita, incentiva o cultivo e comercialização do pescado. Para muitos desses pescadores, a pesca, desde o processo de captura até a venda ou o consumo do peixe, é a única fonte de renda. Por isso, a Prefeitura Municipal vem desenvolvendo trabalhos de apoio e estimulando as atividades para garantir melhores condições econômicas, profissionais e também qualidade de vida aos pescadores da região.

 

 

Fechar Menu