Procon Santa Rita dá dicas aos consumidores para as compras de final de ano.

Procon Santa Rita dá dicas aos consumidores para as compras de final de ano.

No final do ano as relações de consumo são mais intensas e, com isso, é necessário que os consumidores fiquem atentos para algumas dicas de economia e planejamento para começar 2020 sem problemas. E o Procon de Santa Rita elaborou recomendações importantes para a hora das compras.

Confira a lista de dicas, e garanta um final de ano sem dores de cabeça:

1 – Pesquisar os preços é fundamental. Importante evitar compras por impulso;
2 – A aceitação de cheques e cartões fica a critério dos estabelecimentos. Uns aceitam, mas outros não. Isso não é proibido. Contudo, no momento em que o lojista aceitar essa forma de pagamento, não poderá fazer restrições, assim como rejeitar cheques de contas recentes. Como também não pode impor limite mínimo para pagamentos via cartão.
3 – As lojas não são obrigadas a receber cheques de terceiros, de outras praças ou cheques administrativos, contudo deve informar esta condição previamente;
4 – Nas compras a prazo, como os juros não são tabelados, o consumidor deve pesquisar as taxas praticadas entre as financeiras;
5 – O consumidor tem direito à informação prévia e adequada sobre: preço à vista em moeda corrente, montante de juros de mora da taxa efetiva anual de juros, acréscimos, número e periodicidade das prestações, além do valor total a pagar, com e sem financiamento;
6 – Ficar atento à política de troca dos estabelecimentos é importante. Lojas físicas não são obrigadas a efetuar trocas por causa do tamanho do produto ou porque o presenteado simplesmente não gostou;
7 – Em compras feitas fora do estabelecimento comercial (internet, telefone, catálogo), o consumidor poderá exercer o direto de arrependimento, sem que haja necessidade de justificativa. O prazo é de sete dias – contados a partir da data da compra ou do recebimento do produto;
8 – O local da compra é um fator determinante. O consumidor deve evitar comprar produtos de procedência duvidosa;
9 – Problemas com o produto: o Código de Defesa do Consumidor informa que prazo de 30 dias para reclamações sobre vícios aparentes ou de fácil constatação no caso de produtos não duráveis e de 90 dias para itens duráveis, contados a partir da constatação do vício;
10 – Produtos importados adquiridos no Brasil em estabelecimentos que sejam devidamente legalizados seguirão as mesmas regras dos nacionais;
11 – Para mercadorias que necessitem ser entregues em domicilio, deve-se solicitar que o prazo de entrega seja registrado na nota fiscal ou recibo;
12 – Independente da escolha, a nota fiscal deve ser exigida. Já que ela é um documento importante no caso de eventual utilização da garantia.

O PROCON-SR fica localizado na Avenida Juarez Távora, 25, Centro, Santa Rita – PB e seu horário de funcionamento é das 8h às 16H, de segunda a sexta.

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