Santa Rita inicia campanha Novembro Azul de prevenção ao câncer de próstata

Santa Rita inicia campanha Novembro Azul de prevenção ao câncer de próstata

Teve início nesta segunda-feira (06) em Santa Rita o Novembro Azul, a campanha de conscientização sobre a prevenção e diagnóstico do câncer de próstata. A doença é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens e, este ano, estima-se que sejam registrados mais de 60 mil novos casos no país, de acordo com estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Para reforçar o alerta no público-alvo, a Prefeitura de Santa Rita está disponibilizando uma equipe médica especializada para realização de consultas e exames preventivos com homens a partir dos 40 anos. De acordo com a secretária de Saúde Maria do Desterro Fernandes, de 2013 até 2017 as internações hospitalares e óbitos demonstram uma tendência de crescimento no número de casos, por isso a necessidade de ações preventivas contra a doença. Segundo ela, a população masculina do município acima dos 40 anos corresponde a cerca de 16%.

De segunda a sexta-feira, médicos estarão atendendo na Policlínica Municipal, localizada no centro, e também durante o período noturno, a partir das 18h, na unidade de saúde do Padre Malagrida, em Tibiri II. Para ter acesso ao atendimento, o usuário deve se dirigir aos postos de saúde portando documentos pessoais e cartão do SUS, onde vão receber o encaminhamento para o urologista.

Além de consultas com o especialista, serão realizados exames de laboratório (PSA) e ultrassonografias de próstata e de vias urinárias. Em casos de suspeita do câncer de próstata, o urologista realizará o exame físico de toque retal no paciente.

Durante todo o mês, serão promovidas ainda atividades educativas com a realização de palestras nas Unidades de Saúde da Família do município. O objetivo é conscientizar sobre a importância da prevenção e também convocar o público masculino para buscar o atendimento especializado.

 

novembro azul - Santa Rita inicia campanha Novembro Azul de prevenção ao câncer de próstata

Fechar Menu