Santa Rita se consagra Capital Nordestina das Juninas ao realizar três festivais

Santa Rita vai realizar neste mês de junho um grande festival de quadrilhas juninas, entrando definitivamente para o calendário de eventos da Paraíba. Durante 16 dias, a cidade vai sediar o Municipal, o Estadual e o Nordestão, com apresentação de mais de 50 juninas e grupos culturais.

A programação, que tem início no sábado (15), conta com a seguinte distribuição: Festival Santa-ritense, nos dias 15 e 16 de junho; Festival Estadual, de 17 a 20; apresentações culturais entre 21 e 28 (que incluem shows com Walkiria Santos, Rita de Cássia e Samya Maia); e Festival Nordestão, promovido pela União Nordestina de Entidades Juninas (UNEJ), que acontecerá nos dias 29 e 30 de junho, encerrando as festividades.

O palco deste espetáculo que movimenta a tradição e a economia nordestina nesta época do ano é a Praça do Povo, um espaço de 22 mil metros quadrados de área, que vai abrigar palco, arquibancadas com capacidade para 12 mil pessoas, 150 barracas comercializando comidas, bebidas e artesanato, parque de diversão e tendas com trios de forró pé de serra.

A cidade voltou a promover o festival municipal em 2017 através da Prefeitura, após muitos anos sem o incentivo às juninas locais. Com o sucesso do evento, no ano seguinte, o Estadual escolheu Santa Rita como sede, repetindo e expandindo o êxito da festa. A consagração como Capital Junina da Paraíba chegou este ano, quando o município sediará também o Nordestão, que reúne as melhores representantes da região Nordeste.

A expectativa é atrair um público em número maior que o dos anos anteriores, superando a marca de 15 mil visitantes por noite de apresentações. A festa atrai turistas e alegra também os moradores do município, que se orgulham do resgate da cultura que faz parte de todo nordestino.

“É uma programação que valoriza a tradição junina, encanta as famílias de Santa Rita, atrai visitantes, movimenta a economia local e ainda põe em evidência o nome de nossa cidade, agora se destacando no cenário nordestino”, avalia o prefeito Emerson Panta