Santa Rita se destaca em Mostra Nacional de Saúde em Brasília

Santa Rita se destaca em Mostra Nacional de Saúde em Brasília

A cidade de Santa Rita foi premiada na 16ª Mostra Brasil, Aqui tem SUS, realizada dentro da programação do XXXV Congresso de Secretarias Municipais de Saúde, que aconteceu no período de 2 a 4 de julho, em Brasília. O estado da Paraíba teve três trabalhos premiados, o Santa Rita foi um deles.

O reconhecimento se deu por meio do trabalho apresentado, que teve como tema “Atendimento qualitativo aos usuários do município de Santa Rita, Paraíba, no enfrentamento da judicialização da saúde”.

O trabalho explanou a experiência obtida com a melhoria da qualidade de informações prestadas aos munícipes de Santa Rita, melhor organização interna da Secretaria de Saúde e melhoria das respostas a outros órgãos da Prefeitura, Ministério Público e Poder Judiciário. O objetivo foi mostrar como a secretaria pode atender aos usuários com a adequação e observância às políticas do Sistema Único de Saúde (SUS).

“A experiência de Santa Rita revelou que é possível evitar a quebra de planejamento e de orçamento muitas vezes causada quando um paciente, individualmente, pede ao judiciário um determinado medicamento, suplemento ou material fora do previsto para o SUS. Dessa forma acabamos evitando judicializações desnecessárias e conseguindo garantir o acesso à saúde pública a uma quantidade maior de pessoas, com continuidade e qualidade”, afirmou a advogada da Secretaria de Saúde, Vanessa Azevêdo.

A experiência de Santa Rita foi primeiramente apresentada na Mostra Paraíba, Aqui tem SUS, no mês de abril, quando foi premiada entre as 15 melhores do Estado. Após a etapa de seleção estadual, o trabalho foi apresentado na Mostra Nacional e premiado entre os quatro melhores trabalhos do país na categoria por temática.

ewttwt - Santa Rita se destaca em Mostra Nacional de Saúde em Brasília

Fechar Menu