Prefeitura Municipal de Santa Rita - PB

Saúde capacita agentes comunitários sobre o combate ao HIV

Saúde capacita agentes comunitários sobre o combate ao HIV

A Secretaria de Saúde do município realizou nesta segunda-feira (03) um seminário com agentes comunitários de saúde de todas as unidades básicas de Santa Rita. O evento debateu sobre a situação atual do tratamento do HIV/Aids para alinhamento dos cuidados com a doença.

A qualificação é importante porque são esses profissionais que trabalham diretamente com a comunidade e são o elo entre usuários e unidades de saúde. Por isso, devem estar capacitados para levar conhecimento e informação, que são fundamentais no processo de prevenção e controle do HIV.

Além da questão da Aids, também foi debatido sobre a sífilis, infecção que tem transmissão por meios semelhantes ao do HIV. No município, inclusive, está sendo desenvolvido desde o ano passado um projeto de combate à sífilis, que tem alto índice de notificações.

Em 01 de dezembro foi o Dia Mundial de Combate à Aids e, por isso, durante toda a semana foram intensificadas as ações de luta contra a doença. Houve panfletagem em pontos de maior concentração de pessoas, distribuição de preservativos e de material informativo e realização de testes rápidos não apenas para detectar a Aids, mas também sífilis e hepatites B e C.

Fechar Menu