Secretaria alerta pais para atualização da caderneta de vacinação

Secretaria alerta pais para atualização da caderneta de vacinação

Manter a vacinação em dia é um dos cuidados mais importantes para a saúde e bem-estar. Este método é atualmente a melhor forma de evitar dezenas de doenças infectocontagiosas causadas por vírus e bactérias, e capazes de provocar consequências graves.

Várias dessas doenças deixaram de ser problema de saúde pública no mundo devido à disseminação das vacinas. No Brasil, há um grande investimento do governo para a imunização da população.

Para se ter ideia da importância da vacinação, o sarampo, que era uma doença comum no passado e responsável por muitas mortes ou sequelas graves, principalmente na infância, foi considerado erradicado no nosso país em 2016 por meio da vacina Tríplice Viral. “Porém, pessoas que viajaram sem estarem vacinadas, ou imigrantes de países onde não há investimento em imunização, trouxeram a doença de volta ao Brasil”, explica a médica Janete Paredes, que atua na Atenção Básica de Santa Rita.

Segundo ela, algumas vacinas são capazes até mesmo de evitar o desenvolvimento de alguns tipos de câncer, como o de colo de útero, que pode ser desenvolvido através da infecção pelo papilomavírus humano (HPV).

“Uma das principais causas da cobertura vacinal incompleta no Brasil são os mitos em que muitas pessoas acreditam de que as vacinas são perigosas e possam estar causando doenças e problemas, ao invés de prevenir. As reações graves às vacinas são muito raras, sendo o risco de complicações geradas pela infecção em si muito maior. Além de tudo, vacinar não é pensar somente na saúde individual, mas na saúde de todos”, ressaltou a médica.

Não à toa, o Ministério da Saúde disponibiliza todas as vacinas recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) no Calendário Nacional. E, por isso, a Secretaria de Saúde de Santa Rita tem intensificado o chamamento, por meio de seus profissionais, para que pais e responsáveis atualizem a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes.

73495215 2212045475760376 2488729313747140608 o - Secretaria alerta pais para atualização da caderneta de vacinação

Fechar Menu