Secretaria de Educação atua em busca do Selo Unicef

Secretaria de Educação atua em busca do Selo Unicef

A conquista do Selo Unicef para o município de Santa Rita será um avanço educacional e social sem precedentes.
Visando alcançar as metas estabelecidas para receber a certificação do Fundo das Nações Unidas para a Infância, a Secretaria Municipal de Educação está atuando em várias frentes de trabalho para garantir todos os direitos e ampliar os benefícios concedidos às crianças e adolescentes.

A participação neste processo de conquista do Selo Unicef se deu a partir da adesão feita pela Prefeitura de Santa Rita ao programa 2017/2020, que estabelece metas que envolvem a educação, assistência social e saúde na atuação direta para alcançar os indicadores desejados.

Entre as metas exigidas pelo Unicef está a Busca Ativa, que visa encontrar as crianças e adolescentes que estejam fora de sala de aula, bem como desenvolver métodos capazes de resolver as questões pertinentes para que todos sejam devidamente matriculados e ainda participem da campanha de cobertura vacinal de zero a 18 anos.

Neste ponto, as Secretarias de Educação e Saúde já estão em parceria para mapear todo o município de Santa Rita e inserir os jovens no contexto educacional e de imunização.

Outro ponto destacado é a promoção da igualdade racial no âmbito escolar, além do combate direto e efetivo dos casos de violência contra a infância.

O selo é concedido para os municípios que implantarem políticas públicas voltadas à garantia dos direitos das crianças e adolescentes.

Para conquistar a certificação, os municípios devem melhorar seu desempenho nos indicadores de impacto social, fundamentais no que se refere à redução das desigualdades e garantia de seus direitos.

Além disso, é necessário que alcancem resultados sistêmicos por meio da implementação e qualificação de políticas públicas voltadas à infância e adolescência. Para pontuar no sistema, os municípios devem realizar as ações de validação relacionadas a eles.
23256 - Secretaria de Educação atua em busca do Selo Unicef

Fechar Menu