Secretarias firmam parceria para ampliar cobertura vacinal

Durante reunião, com a participação de servidores das secretarias municipais de Saúde e Educação de Santa Rita, foi concretizada a parceria para elaboração de conteúdos sistêmicos de atendimento aos CIEIS (Centros Integrados de Educação Infantil) e ações da Busca Ativa. O objetivo é ampliar a cobertura vacinal e identificar crianças e adolescentes fora da escola. Os dois pontos fazem parte das metas a serem alcançadas para conquista do Selo Unicef.

As equipes técnicas das duas secretarias destacaram as formas de atuação e colaboração de cada setor para atingir as metas. A primeira etapa do trabalho foi a assinatura de um aditivo de cooperação que vai possibilitar a troca de informações e dados disponíveis em cada área envolvida na agenda de atuação.

Em seguida, será oferecido um curso de capacitação para os agentes comunitários de saúde para o trabalho de avaliação dos dados de cobertura de imunização e complemento das cadernetas de vacinação.

A meta é visitar as unidades escolares e conferir os dados de todas as crianças regularmente matriculadas e ainda identificar nas comunidades quais menores estão fora de sala de aula. O trabalho vai buscar informações sobre os motivos que levaram a criança ou adolescente a abandonar a escola. A partir deste levantamento será iniciada uma nova etapa de atuação, visando reduzir a evasão escolar.

As ações, definidas pela parceria entre Saúde e Educação, serão iniciadas efetivamente assim que forem capacitados os agentes comunitários.
565632 - Secretarias firmam parceria para ampliar cobertura vacinal