Supervisores recebem formação para auxiliar a alfabetização na idade certa

Supervisores recebem formação para auxiliar a alfabetização na idade certa

Supervisores de escolas municipais de Santa Rita estão recebendo formação para contribuir com o processo de alfabetização na idade certa. O programa SOMA, realizado em parceria com o Governo do Estado da Paraíba e Universidade Federal da Paraíba (UFPB), trabalha com alunos do 1º ao 3º ano.

“A metodologia utilizada pelo SOMA está dividida em três etapas. No primeiro ano são inseridos os conceitos básicos; no segundo, o ensino é aprofundado; e no terceiro é consolidada a alfabetização”, explica Luzigleica Paiva, coordenadora do programa na Secretaria de Educação.

A formação oferecida pelos técnicos da Secretaria de Educação está sendo dada aos supervisores que serão mediadores junto aos professores de cada unidade. “Nosso objetivo é a construção de uma aprendizagem mais ativa e significativa”, comenta a formadora Adenailde Albuquerque.

Todos os supervisores receberão cadernos com conteúdos didáticos para subsidiar o uso da metodologia proposta pelo SOMA, que ainda fornecerá, a cada aluno, livros de português e matemática nas séries contempladas pelo programa.

“Toda ferramenta é importante para auxiliar o professor no processo de alfabetização. Neste cenário tecnológico que vivemos, está cada vez mais complicado inserir conceitos básicos de língua portuguesa. Crianças preferem celulares, por exemplo, e deixam os estudos regulares de lado. É preciso tornar cada vez mais atrativas as aulas para que os estudantes cheguem ao 3º ano alfabetizados”, comentou a formadora Maria Saturnino.

54543 - Supervisores recebem formação para auxiliar a alfabetização na idade certa

Fechar Menu