Portal atualizado em: 6 de fevereiro de 2023 às 10:16h

Início Dia D de vacinação contra a febre amarela acontece nesta quinta-feira em todas as UBSs

Autor: comunicação

Nesta quinta-feira (18), a Secretaria Municipal de Saúde vai promover mais um Dia D de vacinação contra a febre amarela. Pessoas com idade entre 9 meses e 59 anos devem procurar uma unidade básica de saúde do munícipio, na zona urbana ou rural, e receber o imunizante. A febre amarela é uma doença infecciosa aguda, […]

17/11/2021 14h38 Atualizado há 1 ano atrás

A febre amarela é uma doença infecciosa aguda, febril, de etiologia viral, que ocorre essencialmente nas áreas tropicais da América do Sul e África subsaariana, apresentando alta letalidade, que varia de 20 a 50% nas formas graves.

A enfermidade pode ser prevenida pela vacina, que passou a ser ofertada na rotina de vacinação no Nordeste. A medida considera o fato de, nos últimos anos, ter havido aumento do risco de ocorrência em centros urbanos, decorrente da expansão da densidade e distribuição urbana do Aedes aegypti, o que levou os órgãos de saúde pública do Brasil a considerar a ampliação da vacinação para todo o país.

“Visamos aumentar as coberturas vacinais, diminuir a incidência e contribuir para o controle, eliminação e/ou erradicação das doenças imunopreveníveis. Temos como objetivo principal manter atualizada a caderneta de vacinação das crianças e adultos”, explicou o secretário de Saúde Luciano Carneiro.