Portal atualizado em: 22 de janeiro de 2022 às 12:31h

Dia do Forró: Capital Nordestina das Juninas, Santa Rita, valoriza e divulga o Forró, o mais novo Patrimônio Cultural do Brasil

Início Dia do Forró: Capital Nordestina das Juninas, Santa Rita, valoriza e divulga o Forró, o mais novo Patrimônio Cultural do Brasil

A Prefeitura Municipal de Santa Rita, valoriza as manifestações culturais tradicionais, como o forró, que foi reconhecido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), como o mais novo Patrimônio Cultural do Brasil. A decisão aconteceu durante reunião extraordinária na última quinta-feira (9).

Nesta segunda-feira (13), é comemorado o Dia Nacional do Forró, que reúne reúne diversos ritmos nordestinos, como o pé-de-serra, o xote, xaxado, baião, quadrilha e o arrasta-pé. O forró também foi considerado um super gênero musical pelo Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural do Iphan.

O município de Santa Rita, que se consagrou como a Capital Nordestina das Juninas, vem sediando diversos festivais de quadrilhas juninas, fortalecendo e valorizando a cultura nordestina, com o super gênero forró. Além de realizar os principais eventos no mês de junho, a cidade ainda é conhecida pelas famosas quadrilhas juninas, entre as quais podemos destacar, Explosão Nordestina, Raio de Sol e Arraiá do Candeeiro, e que nelas encontramos os regionais, que é a formação musical que enaltece sobretudo o mais autêntico forró.

A Prefeitura Municipal de Santa Rita, que incentiva e divulga a nossa herança, o forró, parabeniza a todos que realizaram a descrição detalhada das matrizes tradicionais, reunindo documentos e registros audiovisuais, para tornar o forró como Patrimônio Cultural. O pedido de registro para reconhecimento foi feito pela Associação Cultural Balaio do Nordeste da Paraíba, em 2011, e teve a ratificação de mais de 400 forrozeiros de todo o país.

Em 2022, Santa Rita irá sediar mais uma vez o Festival Paraibano de Quadrilhas Juninas. O evento vai definir as melhores quadrilhas juninas do Estado para os festivais da Globo Nordeste, Nordestão realizado pela UNEJ (União Nordestina e Nacional) e Nacional da Confebraq (Confederação Brasileira de Entidades de Quadrilhas Juninas).

Compartilhar

Notícias Relacionadas