Portal atualizado em: 17 de agosto de 2022 às 21:54h

Dia dos Pais: Procon de Santa Rita alerta para cuidados com as compras feitas pela internet

Início Dia dos Pais: Procon de Santa Rita alerta para cuidados com as compras feitas pela internet

Dia dos Pais chegando e com ele a dúvida de onde buscar o presente ideal. Com preços atrativos, muitas pessoas optam pelas compras pela internet para tentar economizar, mas o superintendente do Procon de Santa Rita, Helton Renê, nesta quinta-feira (28) aconselha os consumidores a tomarem alguns cuidados na hora da compra para que o que seria um presente não se torne um pesadelo.

“Preços muito abaixo do mercado podem indicar problemas, como golpes, fraudes, mercadoria falsificada”, alerta o superintendente do Procon

Helton explica que no caso compras online é fundamental ficar atento às informações sobre o fornecedor, verificar se a empresa existe, se tem CNPJ, endereço físico e se disponibiliza contato para dúvidas.

“Pesquisar sobre preços é fundamental. Saber distinguir entre preço bom e fictício, faz toda a diferença nesses casos, evitando, inclusive fraudes contra o consumidor desatento. Preços muito abaixo do mercado podem indicar problemas, como golpes, fraudes, mercadoria falsificada”, orientou.

O superintendente do Procon de Santa Rita recomenda ainda que o consumidor deve verificar qual a política de atendimento ao cliente, como é o pós-venda, se a empresa troca produtos com vicio, por arrependimento, quais os canais de contato e os possíveis prazos.

“Informações também como o preço total, qual valor do frete e data da entrega devem ser checadas antes da compra e cumpridas corretamente pelo fornecedor”, ressaltou. .

COMPRAS ON LINE: 

É direito previsto pelo Código de Defesa do Consumidor a devolução do item adquirido no prazo de sete dias da compra ou da entrega, desde que a negociação seja feita por meio não físico, como internet, resistas etc; nesse caso, o consumidor não deve ser cobrado por nenhum valor e, de preferência, deve registrar o pedido de cancelamento por escrito.

“No caso de antecipação de compras por esse meio, ao receber o produto, se o consumidor entender que não atende a qualidade que ele queria, então ele pode fazer o cancelamento daquela compra sem nenhum custo, dentro do prazo dos 7 dias previsto no Art.49 do CDC”.

 

POLITICA DE TROCAS:

Helton explicou que embora o CDC não prevê o cancelamento da compra ou troca de produto por arrependimento nos estabelecimentos físicos,  uma vez combinada a possibilidade da troca com o comerciante / fornecedor por se tratar de presente, isso deverá, ser cumprido.

 
DENÚNCIAS E ATENDIMENTO – O PROCON de Santa Rita está localizado na Rua Senador José Américo de Almeida, nº 80 – Centro, e atende das 8h às 13h. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone: (83) 98654-7512.

Compartilhar

Notícias Relacionadas