Portal atualizado em: 26 de outubro de 2021 às 16:12h

Educação Básica: 1600 alunos fazem prova do Saeb em Santa Rita

Início Educação Básica: 1600 alunos fazem prova do Saeb em Santa Rita

 

Teve início nesta segunda-feira (21) a avaliação nacional dos estudantes da educação básica. A Secretaria de Educação de Santa Rita está incentivando todos os alunos do município pertencentes ao 5° e 9° ano a participarem das provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). As provas seguem até o próximo dia 1° de novembro.

Estão selecionados para fazer o Saeb (antiga Prova Brasil) 1.600 estudantes, sendo 500 que cursam o 9° ano e 1.100 do 5° ano, de 37 escolas do polo campo e urbano de Santa Rita. Esta é uma etapa importante para definir o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), que mede a qualidade do ensino em todo país.

Além destes alunos que serão avaliados para contabilizar os números do Ideb, outros 162 estudantes do 2° do Ensino Fundamental também responderão às provas de maneira experimental. As provas são elaboradas pelo Ministério da Educação e aplicadas em todo o Brasil.

Segundo explicou Edilene Santos, secretária de Educação do município, é importante garantir a participação de pelo menos 80% dos alunos. Com base nos resultados do IDEB, são traçadas estratégias de melhoramento do sistema de ensino público.

“Por isso, temos buscado o envolvimento dos estudantes e convocado a população em geral, em especial, pais de alunos, líderes comunitários, professores e gestores escolares para que incentivem a presença dos estudantes na avaliação”, afirmou a secretária.

Compartilhar

Notícias Relacionadas