Portal atualizado em: 25 de outubro de 2021 às 16:37h

Forte Velho, porta de entrada para o turismo em Santa Rita

Início Forte Velho, porta de entrada para o turismo em Santa Rita

Uma equipe da prefeitura fez visita técnica em Forte Velho, nesta quinta-feira (16), para analisar cada um dos pontos que serão explorados turisticamente. A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura, Desporto, Turismo e Lazer, vai empreender no cenário turístico da região, que é a porta de entrada do litoral norte paraibano.

Forte Velho é um distrito de Santa Rita que tem uma grande potencialidade turística. No local existem muitos recursos a serem desenvolvidos, como a culinária regional, trilhas, passeios de catamarãs, pôr do sol no píer e uma gama de atrações a serem exploradas.

Sabendo que o turismo impulsiona o crescimento econômico, a Prefeitura, em parceria com a Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico da Paraíba, desenvolverá um projeto turístico de base sustentável a ser implantado em Forte Velho. A ideia é construir um turismo junto com a comunidade, onde os moradores estejam ativamente envolvidos nas atividades que serão oferecidas. Dessa forma, o setor turístico vai crescer e a população que vive na região crescerá igualmente.
Faz parte do projeto criar um portal de identificação para a entrada do distrito, construir um píer em Ribeira, produzir um espaço atrativo que favoreça o Mirante do Atalaia, reconstruir o píer principal, melhorar o acesso local, implantar trilhas e disponibilizar um curso de capacitação para os moradores da localidade, para que ao se capacitarem possam ofertar serviços e atendimento de qualidade aos visitantes.
A vistoria, que contou com representante da Secretaria de Turismo do Estado, terminou na praça, onde estavam sendo oferecidos serviços como a inscrição do Cadastro Único, que dá acesso aos programas sociais, e atendimentos de saúde, como testes de sífilis, HIV e hepatite.
Para a dona de casa Dayane Almeida, foi uma boa oportunidade para fazer os testes gratuitamente. “Muita gente que mora aqui nunca tinha feito esses exames antes”, comemorou.
Na ocasião, foi realizado o encerramento da tenda itinerante do Programa Santa Rita na Escola. A campanha percorreu diversos bairros ressaltando a importância da educação e alfabetização para o desenvolvimento social. As matrículas na rede municipal de ensino continuam até o dia 24 de fevereiro.