Portal atualizado em: 16 de outubro de 2021 às 8:36h

Início SEAPPA se reúne com piscicultores para discutir implantação do programa Prodeter

A Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento de Santa Rita (SEAPPA) se reuniu, na tarde da quarta-feira (04), com produtores, criadores e piscicultores da região, representante da Confederação Nacional da Agricultura (CNA) jovem e do Banco do Nordeste (BNB) para realizar a implantação do Programa de Desenvolvimento Territorial (Prodeter), no município.

O programa tem como objetivo a estruturação da cadeia produtiva da aquicultura com a produção da Tilápia e do camarão, criando oportunidades para a geração de emprego e renda.

De acordo com o secretário de Agricultura Sildo Morais, a implantação do projeto é muito satisfatória e deve ser visto como algo grandioso. “O trabalho visa promover o fomento, estimular e estruturar a piscicultura no município, agregando os agricultores e agricultoras familiares, bem como os produtores rurais. Santa Rita tem águas superficiais em quantidade suficiente, e tem uma extensa área rural apropriada para o cultivo da Tilápia e do camarão. Então, esse potencial todo que a gente tem pode nos conduzir para um futuro próspero com a produção, beneficiamento e a comercialização dessas atividades”, enalteceu.

A reunião contou com cerca de 20 produtores e criadores da tilapicultura da cidade, os quais receberam informações técnicas a respeito dessa atividade produtiva e do setor como um todo.
“A importância do agronegócio para o município é que, assim como no Brasil inteiro, traz muitos recursos econômicos. E é necessário que se produza para que a gente garanta emprego e renda para a nossa população”, disse Ana Karoliny, que é a representante da Paraíba no programa CNA Jovem.
“Faço parte de uma instituição de mais de 60 anos, criada com a finalidade de promover o desenvolvimento da região Nordeste e a diminuição das desigualdades regionais. Então, o Banco do Nordeste está aqui para colocar à disposição do município de Santa Rita toda a estrutura de financiamento do banco, por meio do Prodeter”, asseverou Kennedy Wanderley, representante regional do Banco do Nordeste.