Portal atualizado em: 18 de outubro de 2021 às 20:13h

Gestores escolares apresentam resultados positivos alcançados

Início Gestores escolares apresentam resultados positivos alcançados

Para alcançar as metas estabelecidas pela Prefeitura de Santa Rita de melhoria de ensino e aprendizagem, a Secretaria de Educação desenvolve uma série de trabalhos de formação e capacitação de gestores e professores, já apresentando resultados positivos. Nesta quarta-feira (25), foi realizado o I Seminário de Gestão Escolar, compartilhando experiências e expondo as conquistas e desafios vencidos nos últimos anos.

Com o objetivo de apresentar como cada escola ou CIEI está atuando e vencendo as dificuldades encontradas na rede municipal em 2017, os gestores participaram do seminário, realizado no auditório da Secretaria de Educação.

Cada unidade escolar, da área urbana e rural, apresentou dados positivos em escalas individuais, mostrando como experiências conduzidas a partir das formações e capacitações oferecidas pela SME estão surtindo efeitos exitosos junto ao público principal, que é o aluno.

Entre as experiências apresentadas, destaca-se o trabalho na escola Japungu, localizada na usina Japungu, que conseguiu elevar o padrão de ensino e aprendizagem alcançando a alfabetização completa de todos os alunos do 2º ano do fundamental I.

De acordo com a diretora Sandra Menezes, programas como o SOMA e PMAlfa auxiliam os professores no desenvolvimento de novas metodologias de trabalho, sempre em parceria para que todas as turmas tenham o mesmo nível de aprendizagem.

Entre as mudanças implementadas, são destaques as avaliações mensais das habilidades de aprendizagem e, a partir do resultado, a elaboração de um acompanhamento individualizado para que nenhum aluno deixe de assimilar o conteúdo proposto.

Outra experiência positiva foi trazida pela escola Paulo Jorge, de Lerolândia, que conseguiu elevar os números do IDEB a níveis satisfatórios. Os trabalhos com leitura e acompanhamento colaboraram para uma maior aprendizagem.

As ações comuns a todas as unidades se concentram no envolvimento de toda a equipe e do acompanhamento e auxílio oferecido pela SME. Os trabalhos de formação dos profissionais e capacitações elevam o padrão de conhecimento dos gestores e professores e ampliam a realização de experiências junto aos estudantes para se obter a excelência educacional, que é meta da Prefeitura de Santa Rita.