Portal atualizado em: 30 de novembro de 2022 às 0:21h

Kits enxovais e programas sociais apoiam mães em situação de vulnerabilidade em Santa Rita

Início Kits enxovais e programas sociais apoiam mães em situação de vulnerabilidade em Santa Rita

Ações como Criança Feliz e Pão e Leite levam acolhimento e segurança alimentar para famílias carentes.

O Centro de Referência Social Maso, em Várzea Nova, realizou esta semana entrega de kit enxovais para gestantes em situação de vulnerabilidade – foi mais uma ação que se repete continuamente pelos CRAS de Santa Rita, acolhendo e levando segurança alimentar à mulheres carentes.

Sthefany Alves da Silva, 18 anos, Ana Karla Oliveira da Silva, 37, e Rosicleide da Conceição da Silva, 33 – todas moradoras de Várzea Nova – estavam entre as gestantes que receberam o kit.

“Não tinha conseguido comprar nada do enxoval para receber meu filho e hoje saio daqui mais tranquila, sabendo que poderei cuidar melhor do meu bebê”, declarou Sthefany, que está grávida pela primeira vez.

Mamães “veteranas”, como Ana Karla, também reconhecem a importância do programa que acolhe crianças carentes. “Ter esse apoio, nossa hora, dá tranquilidade às gestantes”, reconhece.

A Assistência Social municipal desenvolve leque variado de ações para garantir acolhimento às famílias mais vulneráveis.

Além dos kits enxovais – que dispõem de itens essenciais para a primeira infância, como mamadeiras, roupas e banheiras -, as gestantes carentes também são inscritas no programa Criança Feliz, que faz o acompanhamento do desenvolvimento dos pequenos santa-ritenses até os 3 anos.

As mães ainda têm acesso a cestas básicas, comprovando a insegurança alimentar, e são beneficiadas com o programa Pão e Leite.

Os CRAS dispõem também de acompanhamento psicológico – uma ação ampla para proteger gestantes e seus futuros bebês.

“O foco de nossa secretaria sempre será os mais vulneráveis, que precisam da assistência da gestão municipal”, declarou a Secretária de Assistência Social, Conceição Amália.

“É para essa parcela da população que volto meus olhos, todos os dias, desde que chegamos a administração municipal “, disse o prefeito Emerson Panta.

Compartilhar

Notícias Relacionadas