Portal atualizado em: 31 de janeiro de 2023 às 15:47h

Início Mais valorização do esporte: Prefeitura de Santa Rita promoveu um ano cheio de oportunidades esportivas

Autor: Assessoria

Com a realização da primeira Corrida Cidade de Santa Rita e organização da grande Olimpíadas Escolares e Paraescolares, a Prefeitura de Santa Rita, através da Secretaria de Cultura, Desportos, Turismo e Lazer (SECDTUR) e Secretaria de Educação, fechou as suas atividades esportivas 2022 em grande estilo. Mesmo com os cuidados necessários, concentrados nos esforços de […]

28/12/2022 10h15 Atualizado há 1 mês atrás

Mesmo com os cuidados necessários, concentrados nos esforços de vacinação e combate à pandemia em curso feitos pela gestão, a SECDTUR executou diversas atividades desportivas ao longo do ano que finda: além das Olimpíadas e Corrida da cidade, os campeonatos de futebol de campo e o futsal outra vez foram os destaques de público e equipes inscritas, representando bairros e distritos municipais santa-ritenses. Foram 48 equipes integrando o Amador de Campo, 24 inscritas no futsal, e 12 no Quarentão. A premiação determinada pela Prefeitura em dinheiro variou de 24 mil ( futebol de campo) a 10 mil para o futsal.
O futebol amador de campo começou em julho. Em outubro, foi o inicio dos campeonatos Quarentão e o Futsal. Sagraram-se campeões, em novembro as equipes do Janaína (Amador de Campo), Jardim Planalto (Quarentão) e Badalados (Futsal).

A SECDTUR aproveitou Janeiro e fevereiro com dois eventos de estação quente: o Verão Mais de futebol de areia, o futevôlei, em Tibiri-Fabrica; e a 2a. Edição da Corrida de Canoa à Vela, em Forte Velho. No mesmo período mensal, o handebol foi tema de escolinha cidadã Atletas para o Futuro, destinada a alunos mirins e adolescentes, com aulas no ginásio O Renatão.

O taekwondo tem no município a força dessa modalidade na Paraíba. Em fevereiro destacou Ketlyn Ellen, de 14 de idade, medalha de ouro no Grand Slam de Fortaleza/CE, categoria até 55kg. Lucas Emanoel foi prata e Deivisson Gustavo, bronze, no mesmo evento. Em maio foi a vez de outro talento local fazer bonito em Rosário, Argentina. Karen Eduarda (17), foi prata nos Jogos Sul-americanos da Juventude, categoria até 44 kg.

Também sob patrocínio da prefeitura via SECDTUR, o “Team Ubuntu” de Santa Rita se destacou na 24a. Surdolimpíada de Caxias do Sul/RS e no campeonato paraibano com nove atletas surdos e oito ouvintes.
Em setembro, Karen Eduarda é ouro nos 37° Jogo Escolares da Juventude, em Sergipe. Equipe do treinador Michael Douglas é vitoriosa na Copa Paraíba, em Guarabira/PB, categorias mirim, infantil, cadete, juvenil. Foram 15 ouros, 8 pratas e 2 bronzes. Uma festa.

Em novembro/dezembro O município de Santa Rita mais uma vez é destaque nacional com as vitórias dos atletas adolescentes Ketlyng Ellen (ouro), Emanoel Lucas (ouro) e Davidson Gustavo (bronze) na Copa do Brasil 2022 de taekwondo, que terminou dia 04/12, no Ginásio Geraldão, em Recife/PE. Michael Douglas competiu e terminou o ano em primeiro do ranking nacional.

A prefeitura, desse modo, investindo na formação do atleta, prata da casa; focando no esporte como instrumento de inclusão, transformação social, e reveladora de talentos, faz o dever de casa: cria opções e condições de promoção de valores apostando também no esporte como instrumento cultural de seu povo e sua gestão. Em 2023, a prefeitura de Santa Rita, via Secdtur e outras Secretaria em parceria, prossegue com investimentos de novos projetos e outras edições de projetos esportivos que deram certo em 2022.