Portal atualizado em: 21 de outubro de 2021 às 22:23h

Meninos de 12 a 13 anos são convocados para vacinação contra HPV

Início Meninos de 12 a 13 anos são convocados para vacinação contra HPV

Já começou em Santa Rita a vacinação dos meninos de 12 a 13 anos contra o HPV – o Papilomavírus Humano. Para garantir a dose, os garotos dessa faixa etária devem procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) do município e apresentar o cartão de vacinação. Nas meninas, que continuam sendo imunizadas pela campanha dos 9 aos 13 anos, a vacina protege principalmente contra o câncer de colo do útero. Nos meninos, previne o câncer de pênis, garganta e ânus, além de verrugas genitais.
De acordo com a Secretária de Saúde a inclusão dos meninos também contribui para diminuir o câncer de colo do útero e vulva das mulheres, já que a imunização possibilita a diminuição da circulação do vírus na população de forma geral, beneficiando o público feminino.

Além da introdução da vacina de HPV para meninos, o calendário vacinal também sofreu outras alterações. A mais importante é a inclusão da meningocócica C para adolescentes de 12 e 13 anos, que antes tinha como público-alvo crianças de até dois anos. A vacina combate a meningite C, subtipo mais frequente da doença, que é considerada grave e de rápida evolução.

Compartilhar

Notícias Relacionadas