Portal atualizado em: 20 de outubro de 2021 às 15:38h

Ministério da Saúde recomenda suspensão da vacina em adolescentes sem comorbidade

Início Ministério da Saúde recomenda suspensão da vacina em adolescentes sem comorbidade

Na noite desta quarta-feira (15), o Ministério da Saúde emitiu uma nota informativa para Estados e municípios revisando a recomendação sobre a vacinação contra a Covid-19 em jovens com idade entre 12 e 17 anos sem comorbidades.

De acordo com a nova orientação, a imunização dos adolescentes deve se manter apenas para o grupo desta faixa etária que apresente comorbidade, deficiência permanente ou que esteja privado de liberdade. Desta forma, Santa Rita voltou a vacinar apenas o público 18+, sem comorbidade, seguindo o Programa Nacional de Operacionalização da Covid-19.

Segundo destaca a nota, foram consideradas as seguintes premissas:
– A Organização Mundial de Saúde não recomenda a imunização de criança e adolescente, com ou sem comorbidades;
– A maioria dos adolescentes sem comorbidades acometidos pela COVID-19 apresentam evolução benigna, apresentando-se assintomáticos ou oligossintomáticos;
Somente um imunizante foi avaliado em ECR;
– Os benefícios da vacinação em adolescentes sem comorbidades ainda não estão claramente definidos;
– Apesar dos eventos adversos graves decorrentes da vacinação serem raros, sobretudo a ocorrência de miocardite (16 casos a cada 1.000.000 de pessoas que recebem duas doses da vacina);
– Redução na média móvel de casos e óbitos (queda de 60% no número de casos e queda de mais de 58% no número de óbitos por covid-19 nos últimos 60 dias) com melhora do cenário epidemiológico.

Compartilhar

Notícias Relacionadas