Prefeitura Municipal de Santa Rita - PB

Em reunião a Prefeitura de Santa Rita apresenta orientações pedagógicas para 2016

12744718_1660186154231243_1156375021633266994_nPara que algo saia da melhor forma possível é preciso planejamento. Na educação não seria diferente. Por isso, a Prefeitura Municipal de Santa Rita, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou nesta terça-feira (16) uma reunião para apresentar as orientações pedagógicas para o ano letivo de 2016.

No encontro, foi estudado o calendário letivo e a ordem de serviço 2016 que será apresentado em uma reunião de gestores marcada para esta sexta-feira, dia 19. Este ano, a ordem de serviço vem com algumas novidades como a parte diversificada, que trata dos temas transversais como educação para o trânsito, o Estatuto da Criança e do Adolescente e a cultura afro-brasileira como parte obrigatória dos currículos das escolas da rede municipal de Santa Rita.

A ordem de serviço é uma diretriz que vai regulamentar todas as escolas do sistema. Essas orientações falam desde a cor dos prédios das escolas e creches até a lei que garante acesso de educação de qualidade às crianças. Ela fala também sobre a regulamentação da idade para cada série, da quantidade de alunos por turma etc.

Segundo a secretária adjunta de educação de Santa Rita, Cybelle Mackenna, é de extrema importância discutir essas orientações antes do inicio do ano letivo: “ É uma tentativa da secretaria de padronizar o atendimento nas escolas. A orientação ela atende a “Lei mãe” que é lei da educação federal e essa lei vai amparar todos os atos das escolas municipais. Nela, são trabalhadas diretrizes para os alunos e também para os professores e vai desde o funcionamento, a educação especial, a educação fundamental, o ensino infantil, EJA até a quantidade de horas/aulas, quantidade de aulas por semana, por dia. São orientações pedagógicas que regulamentam todo o funcionamento das unidades”.

Participaram do encontro o Prefeito Netinho, responsáveis pela inspeção escolar, Conselho Municiapal de Educação, diretoras da divisão de gestão escolar, diretoria administrativa pedagógica e também Sindicato dos Servidores de Santa Rita. Entre os assuntos abordados, também foi apresentada a lei da carga horária do magistério, que é uma lei federal e contempla a redução da carga horária de 20 para 17 horas. Sendo essas três horas que sobram para planejamento pedagógico, atividades pedagógicas dentro da escola.