Prefeitura de Santa Rita dá mais um passo em busca da melhoria da saúde no município

12654577_1655711721345353_8543390722821226919_nUm bom planejamento permite melhorar o desempenho, otimizar a produção e elevar a eficácia dos sistemas. Pensando nisso, uma reunião foi realizada na manhã desta quarta-feira (03) no auditório da Secretaria de Educação de Santa Rita. O encontro foi para a elaboração da programação anual de saúde – PAS 2016.

Na PAS deve constar a definição das ações que irão garantir o alcance dos objetivos e cumprimento das metas no setor da saúde. A programação também estabelece as metas que estão discriminadas no Plano Municipal de Saúde. O Plano de Saúde explica os compromissos de governo para o gestor de saúde. É o instrumento base para planejar também o orçamento.
No encontro foram apresentadas as diretrizes de cada setor como atenção básica em saúde, vigilância em saúde e também o atendimento psico social.

Um relatório anual de gestão é feito no fim do ano e contém todas as ações desenvolvidas. Esse material também precisa explicar porque metas não foram alcançadas.

Segundo Júlia Vaz, Secretária Adjunta de Saúde, este encontro é um passo importante no processo: “Agora nós vamos separar os grupos por setor, cada um vai analisar e elencar as prioridades que serão apresentadas num outro momento para que as ações sejam melhor delimitadas”.

Para o Secretário de Saúde do Município Jacinto Carlos, a partir de agora vai ser possível dar seguimento a nova etapa da gestão. “Com esse diálogo vamos começar uma nova fase em que cada profissional da saúde vai poder participar de forma mais efetiva do que vem sendo desenvolvido em nosso município”.

Um novo encontro está programado para o dia 3 de Março.