12822838 985349734883024 1455902052 o 180x180 - Prefeitura de Santa Rita disponibiliza testes rápidos de HIV, Sífilis e HepatiteA Prefeitura de Santa Rita, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu na manhã desta terça-feira (08) diversas atividades para comemorar o Dia Internacional da Mulher. Nas ações voltadas para saúde, bem estar e prevenção, foram oferecidos testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatite, além de distribuição de material educativo e de preservativos. Os atendimentos e orientações foram realizados na Sede da. Secretaria de Saúde.

Na ocasião, também foi ministrada uma palestra sobre DST e AIDS, com o objetivo de conscientizar as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença.  Os testes rápidos são feitos gratuitamente. É realizada uma coleta com uma pequena amostra de sangue, que detecta os anticorpos contra o HIV em, no máximo, 30 minutos.

Segundo Júlia Vaz, secretária adjunta da saúde, um diagnóstico precoce da doença permite que o paciente comece imediatamente o tratamento e assim possa ter uma melhor qualidade de vida. Além disso, mães soropositivas, se forem bem orientadas e seguirem o tratamento adequado, podem aumentar as chances de terem filhos sem o HIV.

Diversas ações voltadas para a saúde da mulher também foram realizadas na Comunidade Vital de Negreiros e no Serviço de Assistência Especializada (SAE). Os moradores, além dos testes gratuitos, também participaram de um café da manhã. As mulheres da comunidade receberam presentes em comemoração ao seu dia. 12675100 985349081549756 1287863508 o 180x180 - Prefeitura de Santa Rita disponibiliza testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatite

Para o período da tarde, o Departamento de Vigilância Sanitária realizou, em parceria com a Secretaria da Educação, uma palestra sobre dieta e manipulação de alimentos com as merendeiras de toda a rede municipal de ensino. Serão dadas orientações sobre a importância da higiene e de uma alimentação saudável e equilibrada para o desenvolvimento da criança e do adolescente.