Prefeitura de Santa Rita oferece tratamento gratuito contra tabagismo

Em comemoração ao Dia Estadual de Combate ao Tabagismo, celebrado nesta terça-feira (15), a Prefeitura de Santa Rita, por meio da Secretaria de Saúde, abre inscrição para quem deseja fazer o tratamento contra o cigarro. O cadastramento pode ser feito na Unidade de Saúde da Família Francisco Lira, localizada no bairro Alto das Populares. O procedimento também estará acessível para usuários do Centro de Atenção Psicossocial (CAPs) Dr. Jarbas Maribondo Vinagre. O Programa terá início no dia 28 de março.

Para fazer o cadastro, os interessados devem apresentar documento de identificação e o cartão dos SUS nas unidades de saúde que estarão oferecendo o tratamento. O Programa será dividido em duas etapas. Na primeira, será abordado a questão cognitiva-comportamental, na qual o dependente terá acompanhamento psicológico.  Caso o usuário não consiga para de fumar, partirá para a segunda etapa, realizada com medicamentos como adesivos de nicotina, gomas de mascar e comprimidos de Bupropiona. O tratamento poderá durar até um ano.

Com uma equipe formada por psicólogos, enfermeiros e médicos, o procedimento contará também com a parceria do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), que estará disponibilizando nutricionistas e educadores físicos para ajudar os usuários no tratamento contra o cigarro.

Segundo a coordenadora do Programa de Controle ao Tabagismo, a enfermeira Lorenna Lacerda, uma equipe da Vigilância Sanitária estará hoje realizando visita em bares, restaurantes e estabelecimentos comerciais para conscientizar a população e empreendedores sobre a Lei 9294/1996 de Ambientes Livres de Fumo. Na ocasião serão distribuídos material educativo.

Fechar Menu