Prefeitura de Santa Rita vai construir mercado público em Tibiri

1794715_1668993893350469_9178598070041357265_nOs moradores de Tibiri ganharão um grande presente: no bairro será construído um novo mercado público. O anúncio foi feito em uma reunião na manhã desta segunda-feira (14), onde foram definidos os últimos detalhes do projeto. Os comerciantes que hoje trabalham na Rua Pombal serão relocados para o mercado que será construído em um terreno ao lado da Escola Maria de Lourdes, entre a Avenida João Pessoa e a Santa Luzia.

Esse será um novo conceito de mercado. O projeto vai ter uma arquitetura regional. Nele, vão ser usados materiais que melhoram a ventilação e iluminação. Será uma mistura das arquiteturas moderna e rústica ao mesmo tempo.

Demétrius César e Cintia Pedrosa são os arquitetos que estão trabalhando no projeto. Segundo eles, o mercado modelo será baseado em outras cidades maiores: “Ele não será apenas um mercado, também vai funcionar como um espaço para o entretenimento. Vai contar com uma praça de alimentação, área de serviços como lotéricas e Correios”, disse Demétrius.
Serão dois pisos: na parte inferior ficarão os 180 boxes para os comerciantes que atualmente estão na feira ao ar livre. Na parte superior terá um espaço para o entretenimento, como apresentações culturais e exposições. O projeto tem onze mil metros quadrados. A estrutura terá uma área para carga e descarga de mercadorias planejada para que o fluxo de veículos nas áreas próximas não seja comprometido. A acessibilidade também está sendo pensada e o estacionamento conta com cerca de cem vagas.

“Ultimamente estamos resolvendo problemas que já se arrastam há décadas. Agora, estamos tentando implantar na cidade uma maneira diferente de governar e também de construir evitando invasões em áreas verdes e fazendo com que áreas que são públicas ganhem equipamentos públicos de qualidade e que as pessoas possam se orgulhar do bairro em que moram”, afirmou o gestor municipal. Os comerciantes vão ser catalogados, com o número certo de comerciantes, vai ser aberto edital para publicação do projeto e posterior obras.