Portal atualizado em: 30 de novembro de 2022 às 0:21h

Outubro Rosa motiva ações nos CRAS de Santa Rita

Início Outubro Rosa motiva ações nos CRAS de Santa Rita

Durante o mês, atividades marcam a luta contra o câncer de mama e conscientizam sobre prevenção

A Prefeitura Municipal de Santa Rita, por meio da Secretaria de Assistência Social, está realizando ações informativas voltadas ao movimento Outubro Rosa. A campanha é reconhecida mundialmente e tem como objetivo a conscientização sobre os fatores de risco, proteção e medidas de detecção precoce e prevenção do câncer de mama e do colo do útero.

Os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) estão realizando atividades informativas, com palestra, rodas de conversas, cafés e lanches temáticos com foco na campanha. Como também abordando assuntos como as principais doenças femininas, doenças sexualmente transmissíveis, medidas de higiene e prevenção, entre outros. Os especialistas da área da saúde garantem que a higiene pessoal correta ajuda a afastar diversas doenças e melhorar a qualidade de vida.

A secretária de Assistência Social, Conceição Amália, destaca a importância da campanha. “O Outubro Rosa tem como objetivo conscientizar as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, que tem altas chances de cura quando descoberto cedo. Mesmo assim, grande parte dos diagnósticos acaba sendo tardio. Por isso é importante que a Assistência Social esteja inserida nessa campanha, principalmente junto aos grupos de mulheres atendidas pelos Cras”.

Em Santa Rita – Durante todo o mês de outubro, as Unidades de Saúde da Família estão realizando diversos serviços de saúde e bem-estar direcionados ao público feminino. As usuárias terão acesso à solicitação de mamografias, que serão mais de mil realizadas durante a campanha.

O Outubro Rosa acontece anualmente no mês de outubro com a intenção de alertar a sociedade sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama. A mobilização visa também à disseminação de dados preventivos e ressalta a importância de olhar com atenção para a saúde, além de lutar por direitos como o atendimento médico e o suporte emocional, garantindo um tratamento de qualidade.

Para a secretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Edilicya Melo, apoiar as causas em prol da saúde feminina é de grande importância, tendo em vista a gravidade do assunto. “Cuidar da saúde das mulheres é demonstrar respeito e acolhida. Estamos juntas nessa luta de combate ao câncer de mama, para que assim possamos levar mais saúde para todas”, declarou.

Câncer de mama – É um tumor maligno que ataca o tecido mamário e é um dos tipos mais comuns. Ele se desenvolve quando ocorre uma alteração de apenas alguns trechos das moléculas de DNA, causando uma multiplicação das células anormais que geram o cisto.

Compartilhar

Notícias Relacionadas