Portal atualizado em: 16 de outubro de 2021 às 8:36h

Início Parceria entre a Prefeitura Santa Rita e Polícia Militar irá realizar atividades de prevenção às drogas e à violência

12540976_1651509371765588_8373088156525644888_nAlunos da rede municipal de ensino de Santa Rita serão beneficiados com a retomada das atividades do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd).

Na manhã desta quinta-feira (21), membros da Secretaria de Educação de Santa Rita se reuniram com representantes da Policia Militar para retomar das atividades do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) nas escolas da rede municipal de ensino. O Proerd realiza atividades educacionais em sala de aula, com o objetivo de prevenir o uso de drogas e a prática de atos de violência entre os alunos.
O Programa é desenvolvido pela Policia Militar em todos os Estados do Brasil. Na Paraíba, o Proerd já tem 15 anos de atuação. Além da prevenção contra drogas, o programa abrange diversas temáticas, que vão desde a questão da segurança pessoal, de como evitar a violência e do bullying.
As aulas são ministradas por policiais militares, devidamente capacitados, para levar informações em diversas áreas aos estudantes. A metodologia de ensino se adéqua aos currículos, que são divididos para crianças que estão cursando o Jardim II ou Educação Infantil II, até alunos do 7º ano.
De acordo com a coordenadora estadual do Proerd da Paraíba, Capitã Laura do Amaral, está sendo discutida a proposta de ampliar o programa para os pais e funcionários da Secretaria de Saúde e de Educação de Santa Rita, para que eles possam ser também difusores de conhecimento.
Segundo Gilvandro dos Anjos, Secretário de Educação de Santa Rita, essa parceria entre a Prefeitura e a Polícia Militar havia sido quebrada há anos. A gestão atual está trazendo novamente o Programa para o município, com a missão de prevenir à violência nas escolas e o uso de drogas.
“O Proerd será de grande importância para nossos alunos, pois, além disso, irá trabalhar de prevenção dos acidentes domésticos e do comportamento das crianças e dos adolescentes. Nossa intenção é que o Programa já comece a ser colocado em prática desde o início do ano letivo”.
A Secretaria de Saúde realizará ainda uma reunião ampliada com Ongs, Conselhos Tutelares, Secretaria do Bem-Estar Social e Ministério Público visando reduzir a violência nas escolas.