Portal atualizado em: 30 de setembro de 2022 às 10:51h

Prefeitura de Santa Rita abre Semana da Pátria

Início Prefeitura de Santa Rita abre Semana da Pátria

Abertura aconteceu com hasteamento das bandeiras nacional, estadual e municipal e execução do Hino Brasileiro

 

A Prefeitura Municipal de Santa Rita, por meio da Secretaria de Cultura, realizou na tarde desta segunda-feira (5) a solenidade de abertura da Semana da Pátria. O evento, realizado na Praça do Povo, contou com a presença de autoridades, populares e diversos convidados que, juntos, transformaram o evento em um grande espetáculo.

No local, apresentações da Banda Marcial do Exército, Escoteiros Missão Nordeste, Corpo de Bombeiros, 15° Batalhão da Polícia Militar, alunos da Escola Cívico Militar Capitão Tomaz Panta, Escola Municipal Estevão José Carneiro da Cunha e Centro Educacional Alzira Leal, que proporcionaram um momento único para os participantes e espectadores.

O prefeito de Santa Rita, Emerson Panta, ressaltou o compromisso que tem com a nação. “Nós, enquanto patriotas, precisamos defender nossa bandeira diariamente, e hoje estamos reavivando esse sentimento com o início da Semana da Pátria. Com a população vibrando com a retomada dos eventos públicos, pudemos juntos fortalecer o nosso amor pelo país e honrar a nossa história”, afirmou.

Para o vice-prefeito, Nildo de Oliveira Pontes, é preciso também agradecer a Deus pela oportunidade. “É de grande importância agradecer a Deus por estarmos unidos hoje, é importante também declarar nosso amor pela nossa bandeira, que tanto significa nas celebrações de setembro”, disse o vice-prefeito.

As atividades aconteceram em alusão ao dia 07 de setembro, uma das datas comemorativas mais importantes do Brasil, justamente por abrigar um dos principais acontecimentos da nossa história: a nossa independência. Foi nesse dia, em 1822, que Dom Pedro deu início a nossa trajetória como nação independente.

“É satisfatório aglutinar todas essas pessoas após dois anos sem participar de nenhum evento referente a nossa república, em decorrência da pandemia. Celebrar nossa pátria e país repleto de gente amorosa, é de grande honra para nós que fazemos a Secretaria de Educação. Trazer os alunos para este momento de grande importância é levá-los a entender na prática o significado do amor à pátria”, declarou a secretária de Educação, Edilene Santos.

O hasteamento das bandeiras foi um dos momentos mais emocionantes do evento. Ao som do Hino Brasileiro, as bandeiras nacional, estadual e municipal foram erguidas e ovacionadas pelos presentes, que cantaram a trilha sonora brasileira em uma só voz.

Para o secretário adjunto de Cultura, Valdecir Castro, celebrar a independência do Brasil é também celebrar a liberdade. “A independência Brasileira é um marco de fundação do nosso país, que pôde ser liberto e independente. E hoje, estamos unidos com um único propósito: declarar o nosso amor pelo Brasil e pela pátria”, enfatizou Valdecir.

Após dois anos sem apresentações públicas, profissionais e alunos puderam enfim estar nas ruas celebrando o dia 7 de setembro. Para Joseane Costa, mãe de um dos alunos da rede municipal, além da educação de excelência ofertada ao filho, ver ele podendo participar de um evento como esse é emocionante. “Foram dois anos vendo meu filho sem poder conviver com outras pessoas e crianças, este ano, estou podendo, enfim, vê-lo aprendendo na prática, parte do que é ensinado em sala de aula”, contou Joseane.

Este ano as apresentações não irão se alongar durante toda a semana.

Compartilhar

Notícias Relacionadas