Portal atualizado em: 30 de novembro de 2022 às 0:21h

Início Prefeitura de Santa Rita faz ação especial para realizar mais de mil mamografias

A Prefeitura de Santa Rita, através da Secretaria de Saúde, montou ação especial para realizar, ao longo deste mês, marcado pela campanha Outubro Rosa, mais de mil exames de mamografia.
A meta é garantir prevenção às santa-ritenses contra um dos cânceres mais incidentes entre as mulheres no País.

Em 2022, estima-se que o Brasil irá registrar 66.280 casos novos de câncer de mama, o que representa uma taxa de incidência de 43,74 casos por 100 mil mulheres.

Todos os anos, a Paraíba registra em média mil novos casos – sendo um dos mais incidentes também no Estado. A mamografia detecta nódulos milímetros, permitindo o tratamento precoce e aumentando as chances de cura.

O prefeito Emerson Panta informou que a rede municipal de saúde focará na ação, viabilizando e potencializando o acesso à mamografia, além de ofertar também outros exames diagnósticos do câncer de mama.
“Vamos realizar mais de mil mamografias, garantindo a prevenção contra o câncer de mama”, revelou o gestor, informando que a ação já está em curso em toda a rede municipal de saúde.

O secretário municipal de Saúde, Rafael Monteiro, explicou que o acesso aos exames está sendo feito nas Unidades Básicas de Saúde, que faz o encaminhamento e garante a realização ágil da mamografia.